Cuiabá | MT 18/04/2024
Nacional
Terça, 17 de maio de 2011, 11h57

Jogos Nacionais do SESI reunirão cerca de 900 trabalhadores


Mais de 900 trabalhadores brasileiros, representantes de cerca de 200 empresas, participarão dos Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI) deste ano. O torneio será realizado na cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, entre 25 e 28 deste mês de maio. Ao longo desses quatro dias, os trabalhadores disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em nove modalidades: atletismo, futebol de campo, futebol sete master, futsal, natação, voleibol, tênis de mesa, vôlei de praia trio e xadrez.

As partidas de tênis de quadra dos Jogos Nacionais começarão antes, e ocorrerão nos dias 22 e 23 de maio, na Associação Atlética da Bahia, em Salvador. A competição nacional de tênis foi antecipada porque os campeões representarão o Brasil no Mundial de Tênis do Trabalhador. Organizado pela Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT), o torneio internacional será realizado de 24 a 28 de maio na Associação Atlética da Bahia, em Salvador. Além dos brasileiros, participarão do Mundial de Tênis 70 trabalhadores de França, Itália, Bulgária, Finlândia, Dinamarca, Rússia e Áustria.

Essa é a sétima edição dos Jogos Nacionais do SESI, cuja primeira etapa de seleção mobiliza mais de 2 milhões de trabalhadores no país. As seletivas para o Nacional começam em torneios realizados dentro das empresas, prosseguem em rodadas municipais e são complementadas em competições estaduais e regionais. Os melhores atletas e as equipes que mais se destacam nos jogos regionais conquistam vagas na etapa nacional. Os campeões dos Jogos Nacionais representam o Brasil nos torneios internacionais. No ano passado, a 6ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, realizada em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, teve a participação de 1.050 trabalhadores de todo o país.

"Não existe nada igual no país. Somente os Jogos Escolares Brasileiros (JEB) se aproximam dos Jogos do SESI, pois já chegaram a mobilizar 1 milhão de estudantes", avalia Lamartine Pereira da Costa, professor da Universidade Gama Filho e membro do Conselho de Pesquisas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Ele também é professor da University of East London, instituição responsável pelos estudos relacionados às Olimpíadas de Londres, em 2012. Além da indústria e das escolas, as Forças Armadas e o comércio brasileiros realizam competições esportivas entre seus integrantes. Mas nenhuma tem as dimensões dos Jogos Nacionais do SESI.

O envolvimento dos trabalhadores da indústria com os Jogos do SESI é resultado dos incentivos dados pelas empresas à prática do esporte. Os investimentos em atividades esportivas melhoram a qualidade de vida dos empregados e ajudam a desenvolver a criatividade, o espírito de equipe, a solidariedade, a perseverança e a liderança. Tais qualidades são decisivas para o aumento da produtividade das empresas. "As pessoas que praticam esporte têm melhores resultados pessoais e profissionais", garante Eloir Simm, gerente-executivo de Cultura, Esporte e Lazer do Departamento Nacional do SESI.

INSTALAÇÕES MODERNAS — A unidade do SESI em Simões Filho, que abrigará os Jogos Nacionais deste ano, é um dos maiores complexos esportivos do Brasil. Fica próxima dos principais pólos industriais da Bahia, como Camaçari, Candeias, Pojuca e São Francisco do Conde, região que abriga mais de 2,5 mil indústrias. "Investimos R$ 15 milhões nos últimos cinco anos para garantir excelência em equipamentos e serviços aos industriários e suas famílias", diz o superintendente do SESI da Bahia, Manoelito Souza.

A pista de atletismo, com piso sintético e zona de saltos e arremessos, será a primeira Classe 1 da Bahia, certificada pela Federação Internacional de Atletismo. A arquibancada foi construída para abrigar 800 pessoas. Há ainda piscinas, quadras esportivas, campos de futebol e ginásios. Hoje, mais de 200 profissionais, entre professores de educação física, fisioterapeutas e nutricionistas, trabalham no Centro Esportivo do SESI Simões Filho. Eles realizam, em média, 200 mil atendimentos por ano, em serviços de cultura, esporte e lazer.

ENTRADA FRANCA — As competições dos Jogos Nacionais do SESI e do Mundial de Tênis do Trabalhador serão abertas ao público e a entrada para acompanhar as atividades das duas competições é gratuita. Além das competições, que começam às 9h e se estendem até às 20h, os visitantes poderão acompanhar mostras culturais, oficinas de esporte e lazer, espetáculos de música e dança, como shows de axé e quadrilhas.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114