Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Domingo, 29 de maio de 2011, 00h53

Brasileiros estão usando mais carros e poluindo mais no trânsito


Se você vive em uma grande região metropolitana, são grandes as chances de você levar mais de uma hora no caminho da casa para o trabalho. Entre 1992 e 2008, o percentual de pessoas que levam esse tempo para fazer o percurso saltou de 15,7% para 19%. Ou seja, mais gente está levando mais tempo para se deslocar. Por trás dessa realidade, uma outra: brasileiros estão usando mais carros e poluindo mais.

O índice está presente em um estudo apresentado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) nesta semana. Intitulado A Mobilidade Urbana no Brasil, a pesquisa é um importante instrumento de reflexão para os problemas de transporte que acometem as metrópoles brasileiras. Resolver questões de mobilidade e oferecer eficiência na movimentação da população, como diz a pesquisa, é “garantir às pessoas o seu direito à cidade”.

Uns dos principais problemas apontados para esta situação são os incentivos exacerbados e a valorização do transporte individual ao longo das últimas décadas. Com o crescimento urbano acelerado a partir dos anos 50, as cidades passaram a ter “sistemas de mobilidade de baixa qualidade e alto custo”. Leia-se: muito carro.

Entre 1977 e 2005, o uso do transporte público nas grandes regiões metropolitanas do Brasil caiu de 68% para 51%. Já a utilização do automóvel foi crescente, passando de 32% para 49%, o que gerou mais gastos, mais consumo de energia, mais poluição, mais congestionamento e mais acidentes. De menos? Só qualidade de vida.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114