Cuiabá | MT 19/04/2024
Nacional
Quarta, 01 de junho de 2011, 12h36

Presidência da República classifica Mato Grosso em "zona verde"


A presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou que as obras e ações para a Copa de 2014 em Cuiabá estão dentro do prazo estabelecido no cronograma de execução. Durante reunião realizada ontem (31.05), em Brasília, com governadores, prefeitos e representantes das 12 cidades-sede, a presidência classificou Mato Grosso como parte do grupo que forma a “zona verde”, onde o andamento dos projetos transcorre da maneira planejada.

O presidente da Agecopa, Eder Moraes, participou da reunião ao lado do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, com autorização da presidência da República. “Ficou definido que a presidente se reunirá com esse mesmo grupo trimestralmente para acompanhar de perto a execução dos projetos dos aeroportos, de mobilidade urbana e dos estádios para o Mundial”, destacou.

Dilma Rousseff estabeleceu o final de 2011 como prazo máximo para que todos os projetos básicos estejam licitados. Ela exigiu que até dezembro de 2013, todas as obras estejam executadas. “No primeiro trimestre de 2014 tudo tem que estar concluído e o país pronto para o evento”, relatou Moraes.

Em apresentação durante a reunião, o Governo Federal dividiu as cidades-sede em zonas verde, amarela e vermelha, de acordo com o andamento das obras em cada Estado. Para Moraes, ao colocar Mato Grosso na zona verde, a presidência apenas reafirmou a celeridade no andamento dos trabalhos já levada a conhecimento público pela Agecopa e pelo Governo do Estado.

“A Arena Pantanal está com 20% da obra executada, não há dúvida de que o estádio será entregue em dezembro de 2012 e isso nos coloca em uma posição de destaque no país. Nossos projetos de mobilidade urbana também estão avançados”, declarou o presidente da autarquia.

O governador do Estado, Silval Barbosa, propôs à presidenta Dilma Rousseff que a União garanta recursos para as obras no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande e que o Estado assuma a execução do projeto para adiantamento do cronograma em um ano, com entrega antecipada para 2012. O assunto voltará a ser discutido no próximo encontro do grupo.

Dilma definiu o processo de preparação do país para a Copa em três grandes ciclos. O primeiro estaria ligado aos projetos de infraestrutura, o segundo aos projetos de suporte e de serviços e o terceiro a operacionalização dos planejamentos e dos projetos especiais.

A presidenta garantiu que a Copa do Mundo no Brasil será realizada com sucesso, não só por engajamento do país, mas também por vontade política de todos os entes envolvidos no processo. O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, também participou do encontro no Palácio do Planalto.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114