Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Sexta, 12 de maio de 2017, 15h13

Cuiabá celebra Festa de Nossa Senhora Auxiliadora neste mês de maio


.

No alto da Colina, no coração de Cuiabá, está o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, que neste ano comemora 105 anos em Mato Grosso. A programação de comemoração segue durante todos os dias de maio, com missas, celebrações, encontros e, com a Festa do Santuário 2017, no dia 27 que traz como tema "Auxiliadora: Mãe das Famílias Cuiabanas".

 

"Convidamos todas as famílias a estarem conosco ao longo do mês, expressando nosso carinho e devoção por Nossa Senhora Auxiliadora", diz Paulo Vendrame, padre responsável pela igreja. Entre os destaques está a Solenidade da Auxilium Christianorum, no dia 24, missa que será presidida às 19h no Ginásio São Gonçalo por Dom Milton, Arcebispo de Cuiabá e que terá a benção do novo painel "Auxiliadora, Mãe das Famílias Cuiabanas". "Será a Festa litúrgica, em que o mundo todo celebra nesse dia a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Estamos desenvolvendo um painel especial, com Dom Bosco, Maria Auxiliadora e Cuiabá. As pessoas presentes receberão uma réplica desse quadro, em formato de postal, abençoado na celebração", adianta.

 

A Rainha da Festa, Inês Martins de Oliveira diz que são mais de 70 festeiros envolvidos na organização e garante que será uma grande comemoração. "É uma festa de muita alegria, em que levamos praticamente o ano inteiro preparando. Convocamos a todos os cuiabanos, nascidos ou não na cidade, a participar conosco".

 

"A festa atrai milhares de fiéis todos os anos e é uma das maiores concentrações religiosas da capital", enfatiza o Rei, Joelmir José Lauer. Ele detalha que além da parte litúrgica, haverá a festa social, com jantar, quermesse, bingo e show musical, no dia 27. "A programação começa com a missa às 17h. Haverá a tradicional procissão luminosa e após a benção às famílias na colina do Santuário. Em seguida a queima de fogos e o delicioso jantar e o bingo", diz. As cartelas do bingo já estão à venda e custam R$ 15.

 

De acordo com padre Paulo, a expectativa é reunir cerca de 5 mil pessoas na procissão. "Sairemos da igreja, pela Av. Tenente Coronel Duarte, seguindo pela XV de Novembro, até a Paróquia de São Gonçalo, no Porto. Fazemos o retorno pela Senador Metelo e de volta pela Prainha, até o Santuário, onde será a benção final".

 

O encerramento oficial, será no dia 31, com missa celebrada por Dom Bonifácio Picinini, Bispo Emérito de Cuiabá. Será no Ginásio, às 19h.

 

Sobre o Santuário

 

Localizada no centro de Cuiabá, o santuário foi inaugurado em 1912 pelos salesianos italianos e dedicada à Nossa Senhora Auxiliadora. Em estilo neogótico, o santuário guarda restos dos mais diversos religiosos, além de pinturas antigas - como a do salesiano Dom Bosco. Possui imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, também de terras italianas e abençoada por Dom Bosco. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114