» mais
Comentar           Imprimir
Variedades
Quarta, 17 de maio de 2017, 07h38

Orquestra Sinfônica da UFMT faz apresentação especial para ingressantes


A primeira oportunidade de entrar em contato com uma orquestra e mais que isso: um orgulho para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e para o Estado. São esses os primeiros compassos do espetáculo “A Orquestra da UFMT é sua!”, apresentação que encerra a semana a programação de recepção dos ingressantes do semestre letivo 2017/1. O espetáculo, que contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFMT acontece na sexta-feira (19), a partir das 20h, no Teatro Universitário e a troca de ingressos acontece a partir de quarta-feira (17).

Saindo dos compositores clássicos, como Georges Bizet, Wolfgang Amadeus Mozart, e chegando aos grupos clássicos do rock, como Led Zeppelin e Nirvana, sem esquecer das trilhas sonoras de filmes como “Crepúsculo”, “O Rei Leão”, “O Poderoso Chefão” e da música brasileira, com canções de Gilberto Gil e Pescuma, o repertório apresentará ao público não apenas a versatilidade da Orquestra Sinfônica da UFMT, que é vinculada à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), mas também algumas das inúmeras possibilidades musicais que podem ser experimentadas.

Segundo o maestro da Orquestra da UFMT, Fabricio Carvalho, por ser, em muitos dos casos, o primeiro contato deste público com a música erudita, o espetáculo terá uma leveza. “A ideia é permitir que nossos estudantes, tanto que estão ingressando agora quanto os veteranos reconheçam na Orquestra um instrumento muito próximo da sua realidade”, afirma. “A ideia é fazer um grande encontro e permitir que nossos estudantes subam ao palco conversem depois com os músicos tirem duvidas e aqueles que toquem algum instrumento façam contato e ingressem nas escolas preparatórias da UFMT”, acrescenta.

Além de um repertório eclético, o espetáculo também contará com uma diversidade de convidados que também mostrarão as potencialidades da Orquestra. Uma delas é a cantora mirim Ana Clara, de 11 anos. Ela, que se destacou no programa The Voice Kids, apresentará duas canções. “Ela representou Mato Grosso com muita competência. Gosto muito de tocar com gente nossa e oportunizar aos artistas da casa de tocar com uma Orquestra Sinfônica”, explica Fabricio Carvalho.

Outra convidada é Maidi Dickmann, professora da UFMT da cadeira de canto. “Ela é especialista em ópera muito competente e já cantou diversas vezes com a Orquestra Sinfônica. Com a docente vou tratar das questões operísticas, pois pretendemos tratar o concerto de forma quase didática”, afirma o maestro, acrescentando que o espetáculo contará também com a participação de Yllen Almeida como solista e do trompista da Orquestra, Abner Rôa, como regente. “Ele está se formando pela UFMT e vai apresentar uma regência diferente da minha e como isso se reflete na orquestra”, observa Fabrício Carvalho.
Patrimônio de todos

Segundo o maestro, o espetáculo da Orquestra Sinfônica é um grande presente que fecha a semana de recepção ao ingressante e, muito mais do que conhecer uma parte muito importante da UFMT, é a oportunidade deles se orgulharem desse patrimônio cultural de Mato Grosso. “Espero que eles se sintam pertencidos a esse universo. Já que os estudantes vão passar os próximos anos na Universidade, que eles tenham orgulho desse patrimônio que, a partir desse momento, é deles também”, sintetiza.

Os ingressos começam a ser trocados na quarta-feira (17) nas bilheterias do Teatro Universitário. Neste primeiro dia, ele é destinado apenas aos estudantes da UFMT. Posteriormente, na quinta (18) e sexta (19), a troca é aberta a toda comunidade acadêmica e sociedade. Para a troca dos convites, solicita-se a doação de um litro de leite de caixinha. Mais informações sobre a apresentação podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8121. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114