Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Sábado, 20 de maio de 2017, 16h01

Dia da Biodiversidade: Volkswagen renova parceria com o Parque Ecológico de São Carlos


A Volkswagen do Brasil comemora o Dia Internacional da Biodiversidade (22/05) reforçando seu compromisso com a preservação da natureza por meio de parceria com o Parque Ecológico de São Carlos Dr. Antônio Teixeira Vianna. A renovação do patrocínio em 2017 permitirá ao parque investir na manutenção dos recintos que já contam com o apoio da empresa, como o do Condor Andino, Lobo Guará, Urso de Óculos e o Aviário para Aves Regionais, assim como o início da ampliação do bioma do Cerrado.

A parceria teve início em meados dos anos 1990 e permitiu a construção e reforma das áreas que simulam o habitat natural de diversas espécies, além da criação do abrigo para animais vítimas de maus tratos ou de acidentes, que não conseguem mais ser inseridos em seus habitat natural. Também foram desenvolvidos projetos de educação ambiental voltados à comunidade.

“Com essa parceria reforçamos nosso compromisso com a biodiversidade e contribuímos com a manutenção do parque que é um dos principais atrativos de lazer e educação ambiental de São Carlos e região”, afirma o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale.

Com recursos da Volkswagen do Brasil, de demais empresas de São Carlos e do poder público, o parque inaugurou em 2016 o espaço que abriga a família do Urso de Óculos. O novo recinto está instalado em uma área de 1 mil m² que tem o dobro de tamanho do antigo, com espaços internos mais amplos. Agora, os três exemplares da espécie, mãe e duas filhas, podem brincar à vontade em uma área de lazer com direito a piscina, duas cachoeiras e um pequeno curso d’água com um sistema de filtragem para o reaproveitamento da água, construído com rochas artificiais. Um dos mais modernos dentre os parques do Brasil, o espaço também é cercado por vidros e cerca elétrica, seguindo os mais avançados padrões de visitação e segurança para dos animais e visitantes.

Inaugurado em 1976, o Parque Ecológico de São Carlos está localizado em uma área de 72 hectares, sobre uma vasta vegetação de cerrado, e conta com 480 animais, de 98 espécies, o que o coloca entre um dos parques com o maior conjunto de recintos de cerrado para animais silvestres do Brasil. É possível encontrar ainda exemplares de animais sul-americanos (Urso de Óculos, Camelídeos, Condor Andino e Pinguim-de-Magalhães). Aberto à comunidade, o parque recebe uma média de 240 mil visitantes por ano. As visitas escolares, que possibilitam a educação ambiental, são destaque, com público médio de 15 mil visitantes anualmente.

Compromisso com a proteção dos ecossistemas

A promoção da Biodiversidade tem sido um objetivo corporativo do Grupo Volkswagen desde 2007, por meio de apoio a mais de oitenta projetos globais de preservação de ecossistemas, que contam com a participação de mais de seis mil pessoas em todo o mundo. Dentre estes projetos estão o de proteção de Rinocerontes, desenvolvido na unidade de Uitenhage na Volkswagen da África do Sul; o de educação ambiental voltado para ciranças por meio de parceria com o Centro de proteção de Espécies Leiferde, da Volkswagen Serviços Financeiros de Braunschweig, na Alemanha e o de reflorestamento desenvolvido pela fábrica da Skoda, em Mladá Boleslav, que consiste no plantio de 640 mil árvores desde 2007.

Serviço:
Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna”
Local: Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 2 (ao lado da UFSCar), São Carlos (SP)
Funcionamento: De terça-feira a domingo (aberto em feriados), das 8h às 16h30
Entrada: gratuita 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114