Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Terça, 13 de junho de 2017, 07h06

CDMF e Orquestra da UFSCar estreiam concerto inspirado nas origens do Universo


A Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) fará, em 24 e 26 de junho, apresentações de estreia do concerto "Infinito em todas as direções", inspirado nas origens da matéria, do Universo, da vida na Terra.

O projeto integra as atividades de difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela Fapeps e envolve, além da Orquestra, também o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar.

O título do concerto, "Infinito em todas as direções", é inspirado no livro homônimo do físico Freeman Dyson. Partindo da ideia da Antiguidade de que os cinco elementos – Terra, Água, Fogo, Ar e Éter – seriam formadores de tudo o que existe, a apresentação conta a história da criação da matéria e da vida no Universo e no planeta, aliando músicas e imagens ao conhecimento científico.

Cada elemento representa um dado da criação: a Terra é a metáfora para o mundo material tal qual o conhecemos; a Água representa a origem da vida; o Fogo aparece como elemento transformador da matéria; o Ar traz a amplitude da racionalidade e inteligência humanas; enquanto o Éter leva ao espaço, ao infinito, representando a ponte entre os átomos e as galáxias.

O concerto apresenta nove músicas, sendo cinco delas inéditas, compostas especialmente para o projeto. As composições Terra, Água, Fogo, Ar e Éter são de autoria de Lenon Tagliaro, Tiago Pallone, Emiliano Sampaio, Guilherme Picolo e Vinicius Sampaio, respectivamente, com arranjos de Lucas Joly para as demais músicas. Além da performance da Orquestra, o concerto conta com projeção de vídeos produzidos pelo LAbI, também especialmente para o projeto.

A Orquestra Experimental da UFSCar é formada por 110 músicos de diferentes idades, de São Carlos e outras cidades da região, além de estudantes de graduação e pós-graduação e servidores docentes e técnico-administrativos da UFSCar. A regência é de Maria Carolina Leme Joly, professora do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade, e de Lucas Joly. A parceria entre o CDMF, a Orquestra e o LAbI teve início em 2015, com o "Concerto para as estrelas", na inauguração do Observatório Astronômico da UFSCar.

As apresentações de "Infinito em todas as direções" ocorrem nos dias 24 e 26 de junho, às 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos "Dr. Alderico Vieira Perdigão", à rua Sete de Setembro, 1.735, em São Carlos.

Informações sobre a aquisição dos ingressos estão disponíveis em https://www.orquestraufscar.com.br/loja-1.

Para mais informações sobre o concerto acesse as páginas do LAbI e da Orquestra Experimental da UFSCar no Facebook. 

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114