Cuiabá | MT 18/04/2024
Variedades
Sexta, 16 de junho de 2017, 12h22

Grupo Flor Ribeirinha vai se apresentar na Turquia


.

O grupo Flor Ribeirinha foi convidado para participar do Festival Internacional de Arte e Cultura de Büyükçekmece, em Istambul, na Turquia, considerado um dos maiores eventos de folclore do mundo. O festival será realizado no período de 26 de julho e 08 de agosto, com a participação de 97 representantes de outros países. O grupo levará o espetáculo "Mato Grosso dançando o Brasil", com a mostra de vários ritmos e o carro-chefe das apresentações, o tradicional Siriri. Para fazer bonito no maior festival, o está se empenhado todos os dias nos detalhes e preparativos para a apresentação que promete ser memorável.

Estão previstas na programação, atividades relacionadas às ações de cada país. O Flor Ribeirinha, representado por Domingas Leonor, que é considerada a embaixatriz da cultura popular mato-grossense, entregará presentes oficiais para autoridades turcas, como o presidente da Turquia, Recep Erdogan e o prefeito de Istambul, Kadir Topbas. "Isso representa um marco neste período de busca de paz. Um verdadeiro intercâmbio cultural entre as várias nações e é importante Mato Grosso fazer parte desse contexto", disse Domingas.

A fundadora e presidente do Flor Ribeirinha, ressaltou que o apoio do Governo do Estado e de instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso é fundamental. Ela frisou que a ida à Turquia está sendo possível devido a atuação no Festival de Cheonan World Dance, na Coreia do Sul, no ano passando, onde companhias de danças folclóricas de mais de 20 países competiram. O grupo Flor Ribeirinha conquistou o vice-campeonato mundial. Como resultado da premiação, o grupo foi selecionado para o Festival Internacional na Turquia. "Agradeço a Deus por nos ter dado esse privilégio de conquistar essa premiação ao divulgar a nossa cultura em outros países. Agradecemos todo o apoio recebido", disse ela emocionada.

O diretor artístico e coreógrafo do Flor Ribeirinha, Avinner Augusto, destacou o importante papel do Governo do Estado em apoiar a difusão da cultura de Mato Grosso. Ele agradeceu todo o apoio para que pudesse mostrar o lado tão importante da cultura mato-grossense. "Essa conquista vem brindar toda a dedicação do grupo para a nossa cultura. Sem dúvida, é a maior experiência artística e profissional que podemos viver. Estamos na expectativa para elevar mais uma vez a cultura de Mato Grosso e do nosso país", observou Avinner.

O diretor Executivo da Associação Cultural Flor Ribeirinha, Jeferson Guimarães Rosa, lembrou que durante a trajetória de 24 anos de existência, o grupo já participou de todos os festivais de Siriri em Mato Grosso, além de apresentar em eventos nacionais em Santa Catarina; Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro bem como se apresentou ainda no Goal to Brazil, no Peru e no Paraguay.

Reconhecido pela sua autenticidade e importância para o cenário artístico-cultural, O grupo Flor Ribeirinha fez ainda apresentações internacionais em festivais na França, em 2014, e na Itália, em 2015. O grupo marcou a sua passagem pela Ásia com grandes espetáculos na Coreia do Sul. "Uma oportunidade única para apresentar Mato Grosso e sua cultura a esta parte do mundo", concluiu. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114