Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Segunda, 10 de julho de 2017, 11h58

'Domingo no Parque' atrai centenas de famílias no Flor do Ipê


.

Ezequiones Soares de Amorim, 26 anos, é um exemplo de superação. Apesar de ser a primeira vez que participa de um passeio ciclístico, conseguiu concluir o percurso de 10 quilômetros na região do Grande Cristo Rei. “Fui incentivado por um amigo a participar de grupos de ciclistas e há dois meses comecei a pedalar. Embora ainda tenha algumas limitações e, sem preparo físico igual aos demais integrantes, terminei o trajeto. Essa é uma grande vitória, principalmente para mim que sou Portador de Necessidades Especiais”, comemorou.

Organizado pela Administração Regional do Cristo Rei, o passeio ciclístico fez parte da programação do ‘Domingo no Parque’ no ‘Flor do Ipê’, em Várzea Grande.O Projeto reuniu centenas de famílias, que durante toda a manhã de domingo (9) participaram não só do passeio ciclístico como também das várias atividades de orientações sobre alimentação saudável e exercícios físicos, atividades lúdicas, apresentações culturais de cururu e siriri, bandas musicais, roda de capoeira, plantio de mudas e orientações na área de saúde. A programação segue nós próximos domingos de julho, com diversas programações recreativas. Sempre das 8hs às 11hs.

O propósito da Ação é o de aproximar as pessoas e também incentivar os moradores de Várzea Grande a utilizar os Parques municipais para lazer de domingo. Além disso, o evento também faz parte das programações esportistas e culturais que serão realizadas em várias regiões da cidade, neste período de férias escolares.O passei ciclístico é um incentivo a mais de aproximar as pessoas e também ao uso da bicicleta, seja para locomoção ou um simples passeio.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos reforçou o convite para que a população prestigie o projeto “Domingo no Parque”, que será realizado nos próximos fins de semana. “Além dos passeios ciclísticos, que incentivam a prática do esporte e companheirismo dos colegas e fortalece os laços de amizade, as programações culturais e artísticas envolvem toda a família. São eventos como este que traduz o nosso desejo de fazer mais e melhor para a população várzeagrandense. É importante a união das pastas da Administração Pública na promoção de lazer bem como a prestação de serviços essenciais de excelência. O Domingo no Parque é reservado para o lazer comunitário onde pais e filhos têm a oportunidade de ficarem juntos na natureza e ainda acessar serviços de saúde, esporte e lazer”, afirmou a prefeita.

O estudante Matheus Dutra, 9 anos, disse que mal conseguiu dormir por causa da ansiedade e o medo de perder a hora e o passeio ciclístico. “Estou iniciando hoje esta atividade e adorando a experiência. Os meus pais participam de grupos de corredores e sempre sonhei em andar de bicicleta com várias pessoas e com eles. Agora deixei de ser iniciante e vou me juntar a eles nas pedaladas”.

 

.

A empresária Flávia Matos, também acordou cedo para participar do evento em Várzea Grande. Ela ficou sabendo da ação e, juntamente com o marido, informaram outros grupos e, todos então resolveram atravessar a ponte Júlio Muller. “Todos os finais de semana o grupo se encontra para os passeios ciclísticos na capital e também em outros municípios. No começo foi difícil porque não estava habituada, mas com o incentivo dos amigos tomei gosto pelo esporte. O maior percurso que eu fiz foi de Cuiabá até a localidade conhecida por Aricá, depois da cidade de Mimoso. Foram 117 quilômetros contemplando as belezas de nossa terra. E hoje em Várzea Grande conhecendo mais um Parque Municipal e cheio de atividades para meus filhos foi o melhor manhã de domingo”, comentou.

“O Domingo no Parque também é uma forma de promover a integração familiar e preza ainda pela saúde e o bem estar dos participantes, bem como o passeio ciclístico pela cidade, pois não se trata de uma competição e sim puro lazer e união. A nossa intenção é chamar a atenção para a importância de atividades físicas e brincadeiras no Parque, além de ampliar o conhecimento sobre os pontos de lazer de Várzea Grande. Os Parques Municipais nos remete sobre a importância da preservação do meio ambiente”, destacou o vice-prefeito José Hazama.

Daniel Megotti, 58 anos, sabe muito bem da importância do uso da bicicleta para a saúde e para o meio ambiente. Há anos utiliza a bike para ir ao trabalho e recomenda o uso do transporte. “Uso regularmente a bicicleta como meio de transporte e me sinto muito mais motivado para as atividades laborais. Também participo nos finais de semana dos passeios ciclísticos organizados pelos grupos de ciclistas. É uma atividade que eu recomendo para todas as pessoas, principalmente, para os jovens”.

O Domingo no Parque ocorreu na manhã deste domingo (09) e reuniu centenas de pessoas. A largada do passeio ciclístico aconteceu na Praça Áurea Bras até o Parque Flor do Ipê totalizando 10 quilômetros. O evento contou com apoio da Guarda Municipal de Várzea Grande que realizou a segurança dos participantes em todo o trajeto do Passeio Ciclístico. A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável realizou o plantio de muda no Parque Municipal Natural Flor do Ipê. A secretaria de Saúde disponibilizou equipes que realizaram a aferição de pressão e a vacinação de animais. Já a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer organizou atividades artísticas e culturais com apresentações de grupos de danças, músicas e de jogos como capoeira e atividades de lazer para as crianças e famílias. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114