Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Domingo, 23 de julho de 2017, 19h59

Projeto Visual Virtual promove disseminação de artes


A tecnologia está cada dia mais presente em nosso cotidiano. Acessamos redes sociais, realizamos pesquisas e resolvemos diversas questões de nosso dia-a-dia. E por que não ter acesso a exposições de arte através da internet? É através dela que o público poderá contemplar a exposição “Armadilhas para pegar cor”, do pintor e desenhista Jonas Barros, que reúne obras do artista e estabelece diálogo com fragmentos de poemas do autor sergipano Marcos Moura Vieira.

As obras, bem como outras exposições, podem ser visitadas no site Visual Virtual MT, produto da pesquisa intitulada “Artes Visuais em Mato Grosso: acervo, difusão e crítica”, desenvolvida desde 2011 pelo Núcleo de Estudos do Contemporâneo (NEC), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPG-Ecoo) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O projeto, coordenado pela professora Ludmila Brandão e apoiado pelas pesquisadoras Suzana Guimarães, Larissa Menendez e Giordanna Santos e as bolsistas de Iniciação Científica Célia Braga e Nathália Okde, tem como principal objetivo difundir a cultura, pesquisa e reflexão acadêmico-crítica, incentivo e divulgação da produção visual contemporânea em Mato Grosso além de ultrapassar as fronteiras geográficas e culturais através da visibilidade das produções no mundo, nos mais diversos povos, visando contribuir com a construção do bem comum.

O acervo conta com obras produzidas no estado desde a década de 70, impulsionado pela criação da UFMT, que funcionou como principal mobilizador das artes plásticas na capital e no Estado. “A proposta é dar visibilidade à produção artística além de democratizar o acesso a esse tipo de arte, geralmente restrito em ambientes como galerias e museus. O projeto ainda tem perspectiva de expansão. Pretendemos futuramente desenvolver um aplicativo para ser usado no ambiente escolar, de forma a atrair a atenção dos jovens e ser uma ferramenta para o ensino.” ressalta a professora Ludmila Brandão.

Além de divulgador de cultura, o projeto também conta com um acervo de informações sobre as exposições, além de documentos como textos acadêmicos e críticos, catálogos de exposições e matérias jornalísticas, garantindo a visibilidade da produção acadêmica que tem como objeto as produções culturais do estado. “Espera-se que o projeto funcione como fonte de pesquisas acadêmicas nas áreas da História, Teoria e Crítica da Arte e da Imagem, à Antropologia e à Semiótica Visual, mas também atue em benefício das pesquisas artísticas, garantindo o intercâmbio entre o saber artístico e acadêmico.” Explica a coordenadora.

O Visual Virtual MT é apoiado pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós Graduação (Propg) além do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Raoni, Associação da Aldeia Pakuera (ACAP), Assinatura dos Corpos e Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Conheça o projeto acessando o site




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114