Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Terça, 08 de agosto de 2017, 06h25

Grupo Flor Ribeirinha é campeão mundial na Turquia


.

O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, venceu a competição internacional de Folclore no 18º Festival Internacional de Arte e Cultura de Buyukçekmece, realizado no período de 28 de julho a 5 de agosto de 2017. O festival que é considerado um dos maiores eventos de folclore do mundo, reuniu as delegações doBrasil, Argentina, Singapura, Tanzânia, Slovakia, Rússia, Equador, Sérvia, Bulgária, Hungria, Coréia do Sul, Índia, Ucrânia, Colômbia, Montenegro, Itália, Indonésia, Srilanka, Polônia, Bósnia, Macedônia, México e outros. O grupo se preparou para fazer diversas apresentações cronometradas durante o festival.

A fundadora e presidente do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, ressaltou que o primeiro lugar na competição do festival representa a maior conquista do grupo que se dedica a preservação da cultura. “Fazer parte deste momento tão especial é gratificante demais. Tenho muita satisfação em ter participado deste festival com grupos de várias nações. Sinto orgulho de representar o meu país e o meu estado”, disse ela emocionada.

.

O diretor artístico e coreógrafo do Flor Ribeirinha, Avinner Augusto, destacou que a conquista do primeiro colocado representa um marco na vida do Flor Ribeirinha e na história da cultura brasileira. Segundo ele, houve uma forte preparação do grupo para a participação no maior festival de Folclore do mundo. Apesar de toda a dificuldade que o grupo encontrou para conseguir chegar a Turquia, para ele, a conquista veio brindar a dedicação dos dançarinos, músicos, equipe de produção e a diretora do grupo. “Antes de qualquer resultado na competição, o nosso principal objetivo era mostrar a força e beleza da cultura do nosso país. Ficamos muito felizes pelo resultado que surpreendeu todas as nossas expectativas” disse ele.

O diretor musical do grupo Flor Ribeirinha, Edmilson Maciel, ressaltou a importância do espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil no contexto da musicalidade que reúne diferentes ritmos. Na sua avaliação, o que predomina dentro de um festival é a dança e a musicalidade de várias nações. Apesar das diferenças do idioma, sempre conseguimos nos entender, pois a música é universal”, concluiu.

.

Mato Grosso Dançando o Brasil, foi o espetáculo que o grupo Flor Ribeirinha apresentou na Turquia. O espetáculo é composto de vários ritmos, sendo o carro-chefe, o siriri, a dança típica mato-grossense que há mais de 200 anos reflete o multiculturismo e que traz o ritmo contagiante embalados pela viola de cocho, o mocho e o ganzá. O grupo apresentou também o boi bumbá, uma manifestação nascida em Parintins, que mostra a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso. O espetáculo tem uma celebração indígena, com as presença da rainha do folclore Cunhã Poranga, o pajé, os bois e a sinhazinha da fazenda. No final, o samba, considerado uma das principais manifestações culturais brasileira.

“Trouxemos o siriri que embala os nossos corações, além da cultura do norte e do sul do país. Mais uma vez, mostramos em outro continente a nossa cultura. “Estamos honrados pela representatividade do nosso país e do nosso estado”, relatou o diretor Executivo da Associação Cultural Flor Ribeirinha, Jeferson Guimarães Rosa. 

Data: 09 de agosto (quarta-feira)
Horário: 11 horas (manhã)
Local: aeroporto Marechal Rondon




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114