Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Sábado, 12 de agosto de 2017, 11h28

Detran comemora Dia dos Pais com atividades de beleza, saúde e educação


Durante esta semana o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT) realizou uma programação especial em comemoração ao Dia dos Pais para os servidores da autarquia. Na quarta-feira (09.08) as comemorações em alusão ao Dia dos Pais iniciaram com serviços de beleza disponibilizados pela equipe do Instituto de Beleza Galvan que atendeu os servidores com corte de cabelo e barba.

Nesta sexta-feira (11), entre 12h e 16h, a equipe de saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) esteve no auditório da sede, em Cuiabá, com o projeto saúde do homem realizando exames de glicose, colesterol, pressão arterial e o Índice de Massa Corporal (IMC) dos pais servidores.

Às 16h30, o professor Pedro Roberto Piloni, que é pedagogo e mestre em educação pela UFMT falou sobre o papel do pai e a educação dos filhos. “Qualquer pessoa que tenha um filho sob seus cuidados tem a autoridade máxima, por ser o provedor. Às vezes precisamos avocar essa autoridade quando o diálogo não é suficiente. Quem exerce a função paterna é quem bate o martelo”, afirmou.

De acordo com o professor, os filhos estão sob os cuidados dos pais até que estes tenham condições de se manterem emocionalmente, psicologicamente e, principalmente, financeiramente. “Quem banca a sobrevivência tem a responsabilidade de orientar e tomar decisões até que o filho tenha autonomia financeira, independente de sua idade cronológica”, explicou.

Piloni diz que os filhos são pessoas dependentes confiadas aos pais, é uma missão delegada. “Pode haver acordo, deliberação coletiva, mas quem decide é quem mantém financeiramente. Assumindo essa postura, fica mais claro o papel de pai, pois muitas vezes delegamos autonomia a quem não tem condições de decidir. Por outro lado o pai é o espelho, o modelo para o filho”, esclareceu.

Na Universidade Federal de Mato Grosso, Piloni é conferencista e facilitador em seminários, cursos de atualização e formação continuada de professores da educação infantil, educação especial, ensino fundamental, médio e superior.

A história do dia dos pais e a função paterna foram os temas abordados pela psicóloga do Detran, Isabel Figueiredo. Além disso, a enfermeira do Senar, Rakell da Silva, palestrou sobre a saúde do homem com temas como câncer de pele, de próstata e cuidados com o coração.

O evento foi organizado pela Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito e Gerência de Comunicação com o apoio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas do Detran. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114