Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Segunda, 14 de agosto de 2017, 21h51

Estudantes do Senac visitam Arquivo Público


A Superintendência de Arquivo Público, vinculada a Secretaria de Estado de Gestão (Seges), proporcionou entre os dias 09, 10 e 11 de agosto uma visita técnica guiada aos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A instituição recebeu em cada dia, uma turma diferente de aproximadamente 35 estudantes, de idade entre 15 e 18 anos. Os jovens fazem parte do Programa de Qualificação do Aprendiz.

No primeiro momento os alunos foram conduzidos ao auditório do Arquivo Público e participaram de uma palestra ministrada pelo gerente de Atendimento, Wantemberg Santos. As atividades desempenhadas em cada setor, orientações sobre o site do Arquivo, sugestões de pesquisas e curiosidades relacionadas aos acervos que são preservados na unidade, foram alguns dos assuntos abordados.

“Com essa visita nos podemos observar questões como cronograma, fluxograma, qualidade de atendimento, arquivo e protocolo, ou seja, é o que iremos trabalhar em sala de aula e, são as atividades que os alunos irão executar nas empresas” afirma o professor do Senac, Rafael Nani.

No setor de Atendimento, os estudantes munidos de luvas e máscaras tiveram contato com registros de diferentes épocas. Mapas, livros e documentos do século 19, como por exemplo, A Gazeta Cuiabana, o jornal mais antigo sob a guarda do Arquivo Público com a data de publicação de 1847, foram apresentados aos visitantes.

A discente Jéssica Silva, de 14 anos visitou o Arquivo Público pela primeira vez. “Eu gosto muito de ler, e achei bem interessante esses documentos mais antigos”. Um equipamento que também chamou a atenção da jovem foi o leitor de microfilme. Na microfilmagem, os registros são fotografados e armazenados em rolos de filmes, que, se bem preservados, podem durar até 500 anos.

Pessoas de todas as idades podem visitar o Arquivo Público de Mato Grosso, aberto de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na Avenida Getúlio Vargas, nº 451, no centro de Cuiabá. Para visitas em grupos, é preciso realizar um agendamento com antecedência. Informações no telefones: (65) 3613-1800 ou 3613-1802. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114