Cuiabá | MT 18/04/2024
Variedades
Segunda, 14 de agosto de 2017, 22h36

Evento cultural dá início ao projeto Uma Vez UFMT, Para Sempre UFMT


Com apresentações culturais de servidores aposentados, ativos e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o evento de abertura do programa “Uma Vez UFMT, Para Sempre UFMT”, aconteceu na última sexta-feira (11), no Centro Cultural. O programa contará com atividades semanais para os servidores aposentados da Instituição, com início a partir do dia 16, e tem o objetivo de aproximá-los da comunidade acadêmica.

A reitora da UFMT, professora Myrian Serra, e o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, professor Fernando Tadeu de Miranda Borges, participaram do evento e destacaram sua importância para integração da comunidade. “Essa é uma iniciativa para trazer para a Universidade, professores e técnicos que ajudaram ela a ser construída, solidificada. Então, com esse programa, objetivamos oferecer a eles arte, cultura, saúde e para que se sintam valorizados na UFMT”, afirmou a reitora.

Entre os projetos disponíveis para os aposentados estão o curso de informática, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), acompanhamento médico e orientação nutricional, através da Coordenadora de Assistência Social (Cass) e a terapia comunitária integrativa, através do Projeto Aconchega, da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae). Adélia Maria Badre Mendonça de Deus, servidora aposentada há 21 anos e organizadora do evento, destaca a receptividade de todos os setores da Universidade em que buscou parcerias para o programa. “Todas as portas em que eu bati fui muito bem recebida e, acredito que seja assim porque todo mundo deseja esse tipo de troca de experiências. Agora, esperamos que o pessoal, que sempre sentiu falta de projetos desse tipo, realmente participe, porque o sucesso do programa depende deles”.

Elton Alves de Andrade é servidor da UFMT e faz parte do Núcleo de Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (Nafimes), um dos parceiros do Projeto. De acordo com ele, a presença de atividade física tem o objetivo de melhorar a qualidade vida dos aposentados, combatendo a perda de massa muscular e permitindo maior independência nas atividades de casa. “Sabemos que nessa idade as pessoas começam a ter certas dificuldades vamos tentar atender isso. Além da caminhada, também teremos aulas funcionais, de musculação e na piscina. Oferecendo uma gama bem grande de exercícios físicos, para conferir diversas possibilidades de se movimentarem” explicou.

Os servidores aposentados que estavam na plateia ficaram felizes com o evento. Iva Ferreira Gonçalves, professora aposentada, afirma que nunca se sentiu afastada da instituição, mas que achava o evento sensacional em seu propósito de contribuir com os idosos.

“Precisamos desse apoio institucional e da família. Aqui vai ser o lugar onde muitos vão melhorar a qualidade de vida” disse. Raimundo da Silva, técnico aposentado, trouxe seu grupo de cururu para a apresentação e disse estar animado que os colegas da universidade poderão conhecer sua voz. “Estou na expectativa. Fomos convidados pela Cass e queremos formar um grupo dos aposentados da UFMT. Por enquanto somos só nós quatro, mas o grupo pode ser maior se tiver mais companheiros”, afirmou.

Mais informações pelo telefone (65) 3313-7132. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114