Cuiabá | MT 24/04/2024
Variedades
Sábado, 23 de setembro de 2017, 06h37

Pantanal Cozinha Brasil realiza 2° edição em Cuiabá


.

Fomentar a cultura regional, valorizar chefs e ingredientes da região trazendo novas técnicas e tendências da gastronomia sem perder a regionalidade é a proposta 2ª edição do Pantanal Cozinha Brasil, que acontece de 09 a 11 de outubro no Centro de Eventos Pantanal. O evento é realizado pelo professor e empresário João Carlos Caldeira em parceria com o Univag Centro Universitário. Com tema 'Cultura, Prazer e Saúde - as tendências da gastronomia', o evento se propõe a receber não apenas profissionais e estudantes de gastronomia e áreas afins, mas a sociedade em geral.

O 'Pantanal Cozinha Brasil' aconteceu pela primeira vez em 2016, o evento foi um sucesso e apresentou a sociedade mato-grossense o potencial gastronômico do Estado. "O evento nasceu com o objetivo de valorizar a nossa cultura gastronômica, com intenção promover o intercâmbio de novas técnicas de novos produtos culinários do país com Mato Grosso, ao mesmo tempo levar um pouco de nossa história, cultura e produtos para o Brasil, através dos convidados nacionais que vão participar do evento. É um evento sem fins lucrativos, graças às parcerias que temos como o Univag", destaca o Professor João Caldeira.

O evento gastronômico conta coma presença de grandes chefs de cozinha nacionais, como a nutricionista e chef de cozinha Bela Gil, a confeiteira, apresentadora de TV e chef Carole Crema e Manu Buffara e os chefs regionais Fernando Mack, Jhuan Schneider, Hugo Rodas, Kauan Dalmolin, Eliane Carvalho e Wal Untar.

Com uma programação diversificada o evento traz diversas palestras, cases de sucesso, workshops, oficinas práticas de culinária com degustação e um jantar magno no Mahalo Cozinha Criativa. As palestras serão realizadas no Centro de Eventos Pantanal todos os dias a partir das 17h. "90% das atividades ofertadas no Centro de Eventos Pantanal serão gratuitas e abertas para toda a população que tem interesse em gastronomia", destaca o Professor Caldeira. As oficinas práticas de culinária, voltadas para os profissionais de gastronomia, nutrição e estudantes da área de alimentação, acontecerão nas principais instituições de ensino superior de Gastronomia de Cuiabá e Várzea Grande.

O Curso de Gastronomia do Univag é referência em Mato Grosso. As estruturas laboratoriais e didático-pedagógicas, somadas a um corpo docente altamente qualificado, que conta com renomados chefs de cozinha, ganham destaque em grandes eventos nacionais e regionais. A Cozinha Experimental da instituição será palco das oficinas do Pantanal Cozinha Brasil.

"A Cozinha Experimental do Univag é equipada com produtos das melhores marcas, com recursos modernos e seguros. Contamos com áreas especificas para cada cozinha, área para bar e um restaurante didático, isso atende todas as necessidades da gastronomia e nos permite receber grandes eventos gastronômicos", comenta a Coordenadora do Curso, Professora-Doutora Adriene Alexandra Paiva.

Além das oficinas realizadas na Cozinha Experimental no Campus da instituição, o Univag estará presente no Centro de Evento Pantanal com a "Cozinha de vidro", que apresentará aulas-shows e degustação e o bar divertido, com drinks elaborados com produtos regionais.


A cada edição, o Pantanal Cozinha Brasil busca valorizar os ingredientes e a cultural regional, elegendo um elemento gastronômico típico e uma personalidade da gastronomia mato-grossense. O pequi, fruto típico do Cerrado, foi eleito o ingrediente de 2017. A famosa quituteira Dona Eulália, conhecida nacionalmente por fazer o melhor bolo de arroz da região, será a homenageada do evento e ministrará uma oficina na Cozinha Experimental do Univag.
Durante os três dias de evento, o Centro de Eventos Pantanal terá uma praça de alimentação com várias opções de food trucks e bike foods com custo acessível, além de diversas apresentações culturais, do empório rural para divulgação, promoção e comercialização de produtos orgânicos locais e do movimento slow food.

O investimento varia de R$ 20 (palestras) a R$ 149 (oficinas práticas com degustações). As inscrições podem ser feitas através do site www.pantanalcozinhabrasil.com.br. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114