Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Terça, 10 de outubro de 2017, 06h39

Expoimat segue em exposição até quarta-feira (11)


Termina nesta quarta-feira (11) a Exposição Itinerante Patrimônio Imaterial Mato-Grossense (Expoimat). A atividade, que acontece na sala da biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), faz parte da VIII Semana Acadêmica e da VIII Mostra de Extensão, promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá além de integrar a programação do I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural.

Coordenado pela professora do Departamento de História, Thereza Matha Presotti, o projeto de extensão de ação afirmativa tem caráter itinerante e visa dar visibilidade às práticas culturais e saberes tradicionais de Mato Grosso. Visitado por cerca de 18 mil pessoas de toda região Centro-Oeste, o projeto envolve estudantes indígenas, afrodescendentes e de famílias de vínculo de tradição pantaneira, que além de desenvolverem pesquisas nos temas relacionados pelo projeto também auxiliam no processo de montagem e como guias das exposições.

Preservação histórica e resgate da íntima relação entre homem e natureza presente nas comunidades tradicionais mato-grossenses estão representados nas obras que compõe o acervo que possui ênfase nas comunidades pantaneiras, quilombolas e indígenas. “Aqui no Estado eles têm um saber mais antigo, ligando com a natureza, o ambiente. Eles têm muitas práticas, muitos saberes que hoje a gente reconhece como sustentáveis e que vale a pena a gente resgatar”, ressalta a coordenadora.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114