» mais
Comentar           Imprimir
Variedades
Quarta, 11 de outubro de 2017, 18h27

Contadora de histórias encanta ouvintes do TJ


Foto: Otmar de Oliveira
.

No mês de homenagem às crianças, o programa Estação da Arte – da rádio web Estação TJ – recebeu a contadora de histórias Alicce Oliveira, em um clima lúdico, alegre e poético. A entrevista foi realizada na manhã desta quarta-feira (11 de outubro), no estúdio da rádio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Alicce começou a trabalhar com “contação” de histórias em 2005, quando havia poucos profissionais dessa área artística em Mato Grosso. Ela já havia iniciado sua carreira de atriz com o grupo Cena Onze, na década de 1990, e se interessou pelas histórias após conhecer o trabalho de José Mauro Brant. “Eu me apaixonei no momento em que ele começou a contar uma história. Falei: é isso que eu quero para mim, quero ser contadora de histórias. Comecei a pesquisar, buscar referências, saber mais sobre essa arte e me profissionalizei”, relata.

Ao escolher o curso de Pedagogia para sua formação acadêmica, Alicce revela que se encontrou ainda mais na “contação” de histórias e foi se profissionalizando, por meio da participação em eventos nacionais de contadores de histórias, cursos e muito estudo na área.

Durante a entrevista, ela contou a história do livro “A Senhora Verdade e a Dona História”, de Ilan Brenman e Laura Michell, com o auxílio de instrumentos musicais construídos artesanalmente que são usados por Alicce para aguçar a imaginação de seus ouvintes.

Alicce descreve seu trabalho com paixão: “é inerente ao ser humano essa possibilidade da arte de narrar. Somos todos contadores de história. Conto histórias para todas as idades, porque as histórias carregam muitas informações do mundo. Independente da faixa etária que você esteja, você vai captar algo da história que condiz com o momento que você está vivendo”.

No trato com as crianças, Alicce busca adotar uma forma mais suave, lúdica e poética para contar as histórias, mas não há essa divisão de histórias exclusivas para crianças. A interação entre os pequenos também é outro ponto que ela destaca na “contação” de histórias, pois as falas espontâneas das crianças sempre tornam a narração diferente.

Para quem ficou curioso em conhecer o trabalho de Alicce Oliveira, ela se apresentará no Literamato, no dia 21 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal. Acompanhe também o seu trabalho nas redes sociais Facebook e Youtube.
 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114