Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quarta, 25 de outubro de 2017, 18h25

Palestra 'Quem tem medo do Lobo Mau?' será nesta quinta em Cuiabá


Nesta quinta-feira (26), o escritor Ilan Brenman estará em Cuiabá para a palestra "Quem tem medo do lobo mau?", que irá abordar questões ligadas à censura e ao preconceito na produção da literatura infantil. A palestra é baseada na pesquisa desenvolvida por ele que se transformou no livro "A condenação de Emília: o politicamente correto na literatura infanto-juvenil brasileira".

 

O escritor foi convidado pela Escola Chave do Saber para falar sobre a literatura infantil para os pais dos alunos e a importância das histórias na vida das crianças. Fruto de sua tese de doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), "A condenação de Emília" analisa a presença de termos e comportamentos "politicamente corretos" nos livros e cantigas infantis.

 

O autor defende que esta "proteção" na abordagem de certos assuntos com a criança pode prejudicar a formação. Para Ilan Brenman – premiado autor de literatura infantil, alguns livros escondem conflitos, não abordam temas como o sofrimento e a perda, limitando a experiência do leitor e inibindo suas possibilidades de descoberta e crescimento com a literatura. Este é assunto pertinente e necessário, segundo o autor e pesquisador.

 

Ilan Brenman é psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e sempre teve um pé no consultório e outro na literatura, que falou mais alto. Desde então, ele se dedica a dar cursos e palestras Brasil afora sobre temas como formação de leitores e literatura infantil. Já publicou os livros "O livro da com-fusão", "O senhor do Bom Nome e outros mitos judaicos" e "O pó do crescimento e outros contos", entre outros.

 

A palestra será realizada às 18h30, no auditório da Todimo Home Center, localizada na Avenida Miguel Sutil, 6274, em Cuiabá.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114