Cuiabá | MT 25/04/2024
Variedades
Quinta, 26 de outubro de 2017, 14h42

Romance escrito por servidor da Sefaz vence prêmio de Literatura


Foto: Francisco Alves
.

Autor de três romances, o servidor fazendário Teodorico Campos de Almeida Filho foi um dos dez escritores premiados no 2º Prêmio Mato Grosso de Literatura, promovido pelo Governo do Estado. O evento foi realizado nesta quarta-feira (25), no Palácio Paiaguás, com o lançamento dos livros vencedores e noite de autógrafos com os contemplados.

O servidor concorreu na categoria prosa com seu novo livro Os Mesmos. Para Teodorico, estar entre os dez contemplados, em um total de 89 inscritos, é extremamente relevante pela valorização de seu talento.

“Estamos em um País onde, infelizmente, se lê muito pouco e em Mato Grosso um pouco menos ainda, e é de grande relevância conquistar um prêmio estadual, muito concorrido e com a participação de grandes escritores. Esta é uma realização pessoal, a valorização do meu talento e acredito que a premiação enche de orgulho também os meus amigos, minha família e com isto levo também o nome da cidade em que nasci para todo o Estado. É prazeroso receber um prêmio que muitos escritores almejam, eleva a autoestima e tenho certeza que incentivará muitos talentos escondidos por este Mato Grosso”, afirmou o autor.

Além do título premiado, Teodorico também é autor dos romances ‘Ruínas do Caixa Prego’ e ‘Tristes Ais’, e já iniciou sua quarta obra. Todas retratam fatos ambientados em Mato Grosso e curiosidades sobre esse povo.

Natural de Diamantino, ele divide seus momentos livres entre as brincadeiras com o filho Pietro, de 5 anos, e o prazer da escrita. “Quando tem um tempinho sobrando dou uma corrida no computador, escrevo umas vinte linhas e assim vai. Cada um tem um hobby e o meu é escrever”, conclui o autor que com seu jeito tranquilo, sempre ouve com atenção seus interlocutores, talvez por isso o apreço pelas belas histórias mato-grossenses.

Atualmente, Teodorico Campos está atuando na força tarefa da Agencia Fazendária de Cuiabá e deu início ao curso de Direito pela Unemat, em Diamantino.

Os Mesmos

Entremeado de poesia, o novo romance de Teodorico Campos traz como personagem principal o Canguçu. Um homem simples, porém, de nobres sentimentos. Desprendido das coisas materiais, ele busca o sentido da vida, entregando-se a essa busca. Percorre sem planejar os caminhos surgidos, embarcando inconscientemente rumo ao desconhecido, buscando encontrar-se nalgum ponto da jornada.

Essa busca o leva a outros seres tão estranhos, inconformados e incompreendidos assim como ele próprio. General Saco, Tyaon, Fortune, Nox, Limine, Doutor Sven, Zwerge, Quasi, Mélissandre, irão acompanhá-lo nessa jornada, minorando as dores da vida, o sofrimento contido na alma de um homem irrequieto, um menino sonhador navegando nos mares das ilusões, solitário em sua busca, vagando ao sabor das brisas, dos ventos do amanhã.

A busca o leva ao velho mundo, combater os nazistas na 2ª guerra mundial. Porém, ele não é um homem comum. Sonha em rever o que se perdeu; assoviar ao vento, chamar o tempo, em busca da felicidade deixada para trás, no renascimento das lembranças de uma rua repleta de cores, de amores, de crianças e flores, pois a tal felicidade anda pelas ruas de suas lembranças, ou escondendo-se nos velhos casarões.

Ao retratar as angustias a atormentar a alma do Canguçu causada pela maldade humana, o livro nos traz a certeza de que somos os mesmos, praticando sempre os mesmos erros.

A premiação

O Prêmio Mato Grosso de Literatura é uma das principais vitrines para os escritores residentes no estado. A premiação é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), e faz parte do Plano Estadual de Cultura, que visa fortalecer e descentralizar as políticas públicas, fomentar a cultura de forma ampla por meio da promoção e difusão de iniciativas e incentivar a produção artística e cultural no estado.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114