Cuiabá | MT 19/03/2024
Variedades
Domingo, 19 de novembro de 2017, 14h19

Sesc Pantanal traz para Mato Grosso exposição nacional sobre 'Teatro de Arena'


Para quem procura lazer, diversão e também aperfeiçoamento, nestes meses de novembro e dezembro, o Centro de Atividades do Sesc Pantanal em Poconé, oferece gratuitamente exposição, palestra e oficina teatral com o tema "Teatro de Arena". A difusão das artes cênicas e a facilitação do acesso à cultura iniciam com a oficina teatral gratuita que abordará a metodologia do Teatro do Oprimido, criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Voltado a estudantes de magistério e educadores, a oficina será realizada de 20 a 24 deste mês.

De 23 de novembro a 17 de dezembro, será realizada a exposição "ARENA Conta... O Teatro de Resistência no Brasil (1965 - 1970)".

Uma atração que já passou em diversos estados e agora chega a Mato Grosso trazida pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com o Instituto Augusto Boal. A exposição apresenta a trajetória de um dos mais conceituados grupos teatrais brasileiros, o Teatro de Arena, fundado em 1953, em São Paulo, relembrando a importância do seu engajamento artístico e político no país.
A exposição terá uma palestra de abertura, dia 23/11 às 19h com Cecilia Boal, esposa do precursor Augusto Boal. O evento conta com sete painéis, repletos de fotografias de artistas, autores e elenco técnico em ação durante os espetáculos "Arena conta Zumbi", "Arena conta Tiradentes" e "Arena conta Bolívar", todas peças dirigidas por Augusto Boal.

A mostra circula o país para relembrar a importância do Teatro de Arena, sua trajetória, militância, engajamento artístico e político no país. Quem for a exposição também poderá conferir músicas originais de espetáculos da época, além de vídeos e fotos dos acervos do Instituto Augusto Boal e da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

O Teatro de Arena – movimento responsável pela renovação e nacionalização do teatro brasileiro. Em seu palco foram apresentados espetáculos de importantes diretores e dramaturgos, como Gianfrancesco Guarnieri. Seu fundador, Augusto Boal, é responsável pela corrente estética 'Teatro do Oprimido', que alia teatro e ação social. As ideias de Boal tiveram grande vulto não só em território brasileiro como também mundo afora, onde, até hoje, influenciam produções teatrais e servem de instrumento de emancipação política, de saúde mental e para o sistema prisional. Ainda hoje, o espaço do antigo Teatro Arena em São Paulo, que atualmente leva o nome de Teatro de Arena Eugênio Kusnet, recebe o público para peças de dramaturgos brasileiros e experimentações teatrais.

SERVIÇO: Exposição "ARENA Conta... O Teatro de Resistência no Brasil (1965 - 1970)"

QUANDO: 23/11 a 17/12/2017

ABERTURA: 23/11 às 19hs - Palestra de Abertura com Cecilia Boal e Vernissage

OFICINA TEATRAL: Tema 'Teatro do Oprimido', inscrições gratuitas para pessoas acima de 14 anos até dia 15/11. Aulas de 20 a 24/11.

ONDE: Todas as atrações serão realizadas no Centro de Atividades do Sesc Pantanal em Poconé, localizado na Avenida Generoso Ponce, s/nº, centro. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114