Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Terça, 12 de dezembro de 2017, 17h21

Mais seis escolas em Cuiabá recebem material para revitalização dos prédios


Foto: Junior Silgueiro
.

Mais seis escolas da rede estadual, em Cuiabá, receberam tintas e material para a revitalização dos prédios. A entrega foi realizada nesta segunda-feira (11.12) pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) nas Escolas Estaduais Joaquina Cerqueira Caldas (bairro Poção), Alcebiades Calhao (Quilombo), EE Senador Azeredo (Porto), EE Profº Diva Hugueney (Jardim das Aroeiras) e EE Padre Firmo Pinto Duarte Filho (Distrito Industrial).

Além das unidades escolares, o Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação (Cefapro) de Cuiabá também foi contemplado com os kits.

Para o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, além de proporcionar a educação formal e preparar os estudantes para atuar efetivamente junto à sociedade, oferecendo o conhecimento cientifico, essas unidades têm em comum prédios antigos e que necessitam de reformas.

“O local onde se a ministra o ensino deve ser um espaço que propicie ao aluno oportunidades para aprender de maneira criteriosa, segura, confortável e saudável, para que o processo de produção cultural e intelectual se desenvolva. Por isso, estamos fazendo uma força tarefa para que, junto com as comunidades escolares dessas unidades, possamos promover a melhoria da ambiência escolar”, destacou.

A diretora da Joaquina Cerqueira Caldas, Geovana dos Santos, que atua na escola desde 2000, destaca que a ação da Seduc é muito relevante, já que os recursos nem sempre são suficientes para atender todas às necessidades da unidade.

“É importante para os alunos tem um ambiente que seja limpo, que esteja bonito e atrativo. A unidade, construída em 1956, atende cerca de 500 estudantes, de Ensinos Fundamental e Médio. É uma escola central, com grande procura por vagas, baixo índice de violência, por onde passaram muitas pessoas importantes da sociedade mato-grossense, e que merece esse cuidado e atenção especial dos gestores da pasta”, enfatizou.

Também atendendo aproximadamente 500 alunos de Ensino Fundamental, a EE Alcebiades Calhao soma mais de 30 anos de criação e cinco sem reformas.

Para a coordenadora da unidade, Duda Funaro, durante todo o ano a comunidade escolar sofreu com as intempéries, ação do tempo e desgaste natural da estrutura.

“As salas de aula estão mais conservadas, pois temos um projeto de sala ambiente, que prega a conservação e cuidado. Diferentemente da parte externa do prédio, que sofre com chuvas, sol, por exemplo. Esse material vai ajudar a dar uma nova cara à escola e deixar o ambiente mais alegre e bonito”.

Na EE Senador Azeredo, uma das escolas mais tradicionais de Cuiabá, que funciona há mais de 100 anos no bairro Porto, a pintura vem em boa hora. Conforme a diretora da unidade, Marize Santana, são 560 alunos do Ensino Fundamental e Educação Especial que precisam de um ambiente sadio de estudo.

“Chegou em uma boa hora. Nossa escola é tradicional e está precisando ser renovada, isso dará um gás nos nossos alunos e também nos nossos servidores. Já estamos pensando como vamos fazer essa pintura, será um mutirão comandado pelo nosso vigia, que também atua como pintor”, disse a diretora.

Aos alunos da EE Padre Firmo Pinto Duarte, no Distrito Industrial, o secretário Marrafon falou sobre a importância de projetar o futuro. “Estamos trabalhando bastante para que vocês alcancem seus sonhos, seus desenhos. Hoje trouxemos tintas, pensando na renovação do ambiente escolar. Mas os sonhos dependem de vocês, só assim eles vão se realizar”, finalizou.

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, também participou das entregas. Ele aproveitou para anunciar um investimento em materiais esportivos para as escolas de Cuiabá. “Já para o ano letivo de 2018, as escolas vão receber bolas, redes de voleibol e outros materiais para a prática esportiva”, destacou.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114