Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quinta, 14 de dezembro de 2017, 12h23

Natal Iluminado revive movimento contemporâneo com 'Batalha Hip Hop'


O Natal Iluminado oferece todos os dias uma programação cultural com temas diversificados para que comtemple todos os gostos e estilos. Nesta quinta-feira, 14, das 19h às 22h, a Praça Alencastro vai receber antigos frequentadores, que transformaram o local em um ponto cultural de diversão e expressão artística de jovens, os seguidores da rima com a “Batalha Hip Hop”.

A cultura de batalha de rimas surgiu quase que concomitantemente ao nascimento do rap, tanto por meio das "diss", faixa em que um rapper ataca outro, quanto pelas rinhas de freestyle entre MCs .

No Brasil, não foi diferente, com a popularização do gênero nos anos 90, vieram também as batalhas que se tornaram mais organizadas e passaram para o status de eventos em 2003, com o surgimento da pioneira Batalha do Real, no Rio de Janeiro.

Em Cuiabá, o movimento ganhou força em 2015, com a “Batalha da Alencastro”, metáfora utilizada para batizar o confronto de dois rappers que se enfrentam no ringue da praça utilizando as rimas como armas para atacar o oponente até chegar ao campeão da noite. Um gênero de estilo livre caracterizado por abordar temas sociais variados, sobre o qual se improvisa, com a diferença que necessariamente deve haver um confronto de ideias, rimas e ritmo. O público decide quem foi o vencedor, por aplausos.

Nesta quinta-feira, o DJ Taba, responsável pelas apresentações, comandará as pick-ups na edição especial da “Batalha da Alencastro”. Na programação a tradicional batalha de rima, que segue firme e já completa seu terceiro ano, shows do Rapper Fael e Aliados, Freeworld, Breakdance com Colisão Crew. Karla Vecchia, adepta do Hip Hop, também estará entre as atrações. Conhecida pela particpação no programa da rádio comunitária CPA FM Fábrica do Rape ela se apresentou na abertura de um dos shows dos Racionais MCs em Cuiabá.

“Estamos muito felizes de retornar ao local onde tudo começou. Já reunimos umas 200 pessoas aqui. A gurizada vinha das periferias da cidade e lotava o movimento, era muito bacana. Depois quando a praça entrou em reforma fomos para a Praça da República, mas mantivemos a mesma vontade de fazer rap. Neste momento, queremos aproveitar a ocasião, para mostrar a nossa arte e quebrando qualquer tipo de preconceito, contra o nosso estilo musical. Por que o hip hop pode ser apenas uma forma de entretenimento ou um passatempo para outros, mas tornou-se um estilo de vida. Um caminho para ser ativar sua aptidão de concentração e criação competitiva, como também uma maneira de ganhar a vida, profissionalmente. Aproveito o espaço para agradecer ao Prefeito Emanuel Pinheiro e o secretario dos 300 Anos pela oportunidade”, lembrou DJ Taba.

 

Atrações de hoje

Lembrando que nesta quarta-feira (13), partir das 20 horas, a Praça Alencastro recebe o comediante Moacir Jr e o Grupo Gambiarra, com os atores Ivan Belém, Vital Siqueira, Messias Bruxo e Demétrio Arruda.

No Palacio da Instrução, a partir das 19 horas, o Coral Educanto, formado por 44 servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) se apresentam no Palácio da Instução. Esta será a primeira apresentação pública do grupo criado em 2016, com o objetivo de promover a qualidade de vida aos seus integrantes. No repertório, bastante variado, musicais regionais, da cultura popular, MPB, africana, indígena e outras. A entrada é gratuita.

As apresentações culurais do Natal Iluminado começaram no dia 09 com apresentações de bandas, capoeira, dança senior e outras manifestações.

 

Confira a programação do Natal Iluminado

 

13/dez

19h Comediante Moacir Jr

20h30 Grupo Gambiarra

14/dez

19h às 22h Batalha Hip Hop

15/dez

19h Coral AL/MT

20 h Dança Senior - Felicidade Integração do Pantanal

16/dez

20h30 Projeção Mapeada em 3D

21h Parede da Catedral

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114