Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Sexta, 15 de dezembro de 2017, 15h35

Colônia de férias é opção para as crianças em recesso escolar


Foto: Kamila Martins
.

Todo fim e início de ano é a mesma história: as escolas entram em recesso e pais e mães ficam sem saber o que fazer para entreter as crianças – principalmente na primeira infância – quando não conseguem se afastar do trabalho pelo mesmo período. Encontrar soluções para esse impasse é um grande desafio.

Algumas famílias contam com o auxílio de babás e parentes para cuidar dos pequenos entre os meses de dezembro e janeiro. Mas, há aqueles que não possuem este tipo de apoio. Se você está nesse último grupo, poderá recorrer às colônias de férias.

Diversas escolas já oferecem atividades lúdicas e divertidas para acolher as crianças durante as férias escolares. Algumas delas abrem as portas para crianças que não são alunas regulares. Um exemplo é o Educandário Jardim das Goiabeiras, em Cuiabá, que abriu vagas para receber crianças com idades entre 4 meses e 5 anos neste mês de dezembro, das 7h às 18h, para as atividades da "Brincolândia".

E, engana-se quem pensa que o filho vai ficar entediado por frequentar um ambiente escolar em plena férias. A promessa é de muitas atividades lúdicas e estimulantes, bem como a prática de esportes. Segundo a psicopedagoga e diretora da instituição, Ivete Ferreira, tudo é pensado para afastar a ideia de "compromisso". A colônia de férias é um lugar para sociabilizar e conhecer coisas novas.

"Preparamos uma programação animada para a criançada. Isto, em um ambiente seguro e acolhedor, feito casa de vó, com espaço para liberarem suas energias. Nele, todas as atividades serão dirigidas por professores, auxiliares, animadores e coordenadores. Aliás, a diversão preparada pelos profissionais também proporcionam diversos aprendizados aos pequenos – como, por exemplo, trabalhar o convívio social", ressalta Ivete.

A psicopedagoga reforça que as famílias podem ficar despreocupadas e se afastarem do sentimento de culpa. "Os pais e as mães, às vezes, ficam com peso na consciência por não estarem com suas crianças. Tudo isso muda quando eles enxergam a empolgação dos pequenos. Ficam felizes por eles e bem mais tranquilos. Mesmo sem viajar, o período de descanso pode ser repleto de diversão. Sem contar que é importante criar uma rotina para as crianças nas férias", ressalta.

ATIVIDADES – Parece brincadeira, mas não é. Magos, príncipes, princesas e dragões ensinarão os pequenos a desvendar a arte do teatro, por exemplo. Um mundo de descobertas também estará presente por meio de oficinas de arte e de argila, pinturas em aquarela, festa de pijama na neve, salão de beleza, banho de chafariz, jogos, pula-pula, festival de dança, campeonato de futebol, festa do circo, culinária, karaokê, gincanas, cineminha, caça ao tesouro e muito mais.

"Aqui [no Educandário] pensamos em atividades voltadas para as idades em suas diferenças. A proposta é estimular a criatividade e a imaginação, promover o desenvolvimento corporal e motor, despertar o raciocínio lógico e a retomada ao passado por meio de brincadeiras clássicas, bem como apresentar valores", explica Ferreira.

No entanto, não se esqueça: filhos também desejam a companhia dos pais. "É bacana que as famílias programem coisas para fazerem juntas no fim do dia ou aos finais de semana – seja contar uma história antes de dormir ou organizar um lanche debaixo de uma cabana improvisada com lençóis em casa", alerta a psicopedagoga.

EDUCANDÁRIO – Por meio do Sistema Maxi de Ensino e da Pedagogia Afetiva, o Educandário Jardim das Goiabeiras apresenta em sua estrutura espaços como berçário completo; salas climatizadas; kid play; mini-parque aquático; campinho de futebol; pista de educação de trânsito; casa de boneca; refeitório; sala multifuncional (para balé, argila, artes e música); sala para filmes/descanso e fazendinha (criação de pequenos animais, horta sustentável, educação ambiental e parque de areia).

Mais informações pelo telefone (65) 9 9976-9516. O Educandário Jardim das Goiabeiras está localizado na rua Coronel Barros, 288, bairro Goiabeiras, em Cuiabá.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114