Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Segunda, 05 de fevereiro de 2018, 10h35

Academia Marial de Aparecida organiza terceira edição do Café Mariológico


Foto: Victor Hugo
.

O evento traz a doutora em Ciência da Religião, Wilma Steagall De Tommaso para apresentar um estudo sobre ‘O Cristo Pantocrator’ do artista sacro, Claudio Pastro, falecido em outubro de 2016.

A estudiosa vai falar sobre alguns pontos tratados em seu livro ‘O Cristo Pantocrator – Da origem às igrejas no Brasil, na obra de Cláudio Pastro’, da editora Paulus. A publicação será lançada durante o evento.

Segunda a escritora o livro nasceu da sua pesquisa para o doutorado em Ciência da Religião na PUC-SP, que explorou o ícone do Cristo Pantocrator na história da Igreja na arte.

Durante o III Café Mariológico, Wilma Tommaso vai destacar a beleza e a espiritualidade dessa obra de arte que é de grande significado para a fé cristã, pois apresenta Jesus Cristo como Senhor Todo-Poderoso.

“A arte sacra é litúrgica. Pretendo falar sobre a Beleza e a espiritualidade que advém dessa arte e se apresenta para o encantamento de todos os romeiros do Santuário Basílica de Aparecida, na arte de Claudio Pastro”, expressou a palestrante.

No Santuário, o ícone do Cristo Pantocrator, assinado pelo artista Claudio Pastro, pode ser apreciado na Nave Norte da Basílica, acima da Porta Santa desde outubro de 2005. O painel possui 21m de largura por 3m de altura e é composto também, pela representação das mulheres que tiveram destaque na história da fé e na sociedade, desde o Velho Testamento.

Vaticano abriga Cristo Pantocrator de Claudio Pastro
Cláudio Pastro, considerado o maior artista sacro do Brasil e um dos maiores do mundo, em 1998, a convite de Dom Cipriano Calderón, da Pontifícia Comissão Pró-América Latina, realizou a obra Cristo Evangelizador, um Pantocrator em incisão sobre metal que foi o símbolo do Advento do Terceiro Milênio, um evento de proporção mundial, ocorrido no pontificado de João Paulo II. A imagem compõe, hoje, o acervo do Vaticano.

Para participar do III Café Mariológico no dia 16 de março, os interessados devem confirmar presença pelo telefone 12 3104-1549 ou no e-mail academia@santuarionacional.com.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114