Cuiabá | MT 20/04/2024
Variedades
Terça, 27 de março de 2018, 14h55

Orquestra CirandaMundo comemora 15 anos do Instituto Ciranda com música erudita


O Instituto Ciranda – Música e Cidadania completa 15 anos em 2018 e veio comemorar no Teatro Zulmira Canavarros, como melhor faz: com música erudita! O concerto de aniversário traz a Orquestra Sinfônica CirandaMundo, sob regência de Murilo Alves, e abre a Temporada 2018. O espetáculo será nesta quarta-feira (28), às 20h, e a entrada é 1 quilo de alimento não perecível. A arrecadação será repassada a entidades filantrópicas atendidas pela Sala da Mulher.

No repertório, peças do italiano Gioachino Rossini, do alemão Carl Maria von Weber e do russo Nikolai Rimsky-Korsakov. Para o encerramento, CirandaMundo reservou a estreia de "Revoada", peça inédita do jovem compositor paulista Bruno Avoglia, escrita especialmente para o aniversário do Instituto Ciranda. O destaque é da clarinetista Jessica Gubert, solista da noite.

Para a estreia de "Revoada", um violino inteiramente construído em Mato Grosso pelo luthier capixaba Vinícius Fachinetti. “Trata-se de um violino confeccionado com técnicas da escola italiana, com madeira europeia, inspirado nas curvas do famoso Estradivário. É um instrumento que simboliza os 15 anos do Ciranda, feito no Ciranda e para o Ciranda”, revela Fachinetti.

O luthier – profissional que constrói instrumentos musicais – disse que vai deixar os últimos reparos e acabamento do instrumento para o foyer do teatro, na noite do espetáculo. “Assim o público poderá ver de perto uma parte do processo de construção do violino”, adianta.

O espetáculo é executado por crianças e jovens acompanhados pelo Instituto Ciranda, uma associação civil sem fins lucrativos, criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. A instituição tem polos de ensino em Cuiabá (bairros Boa Esperança e Dr. Fábio), Várzea Grande (Cristo Rei) e Campo Verde e está instalando mais duas novas escolas nas comunidades de João Carro e Água Fria, em Chapada dos Guimarães.

“Este ano o Ciranda passa a atender mais de 500 estudantes de música. Desde sua criação, em 2003, a instituição vem transformando vidas ao tempo em que forma novas plateias, novos instrumentistas, professores e cidadãos de bem”, comemora o maestro Murilo Alves, presidente do Instituto.

Os alunos do Instituto Ciranda dispõem gratuitamente de todas as condições para se desenvolverem socialmente por meio da música. “É este tipo de iniciativa que o Teatro Zulmira Canavarros abraça, cumprindo seu papel de ser espaço cultural e social. Este espetáculo dá sentido à vida destes jovens, oferta música erudita à população com quase nenhum custo e ainda põe comida na mesa de quem precisa”, sintetiza a diretora-geral do Teatro e administradora da Sala da Mulher, Daniella Paula Oliveira.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114