» mais
Comentar           Imprimir
Variedades
Sábado, 14 de abril de 2018, 20h35

'Gaudete et Exsultate' é inspiração para retiro dos bispos, diz Dom Azcona


Começa neste sábado, 14, em Aparecida, interior de São Paulo, o retiro do episcopado brasileiro. O novo documento do Papa Francisco, lançado na última segunda-feira, 9, a Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate”, foi escolhida por Dom José Luiz Azcona, bispo emérito prelado do Marajó (PA) e pregador do retiro da 56ª Assembleia Geral, como a temática central do encontro.

Segundo Dom Azcona a exortação fará ressoar mais uma vez o chamado à santidade, indicando os seus riscos, desafios e oportunidades. “Aprofundaremos os desafios de sermos santos no mundo de hoje, dirigido com precisão à nossa realidade de bispos do Brasil”, disse. Para o religioso, as raízes da santidade para os bispos de hoje, sempre estão na sua condição primeira de cristão. O bispo emérito afirma que é necessário chegar à identidade de cristão para ser missionário.

“Às vezes falamos de cristo como a nossa paixão mas muitas vezes ocultamos e deixamos na sombra a sua identidade como crucificado”, disse. De acordo com Dom Azcona, a identidade de Cristo ao qual todo o clero deseja seguir, é marcado pelas chagas.

Agostiniano recoleto, nascido em Navarra, na Espanha, Dom Azcona, tem uma história de grande significado para a luta contra o tráfico humano de pessoas e a prostituição infantil, especialmente na Ilha do Marajó, no Pará.

Nomeado bispo por São João Paulo II, em 1987, permaneceu na prelazia marajoara até a renúncia ao governo pastoral, em 2016. Dom Azcona está entre as pessoas ameaçadas de morte na região Norte. Esta realidade marca a sua espiritualidade, e é parte desta experiência de compromisso que compartilhará no retiro ao episcopado brasileiro que terá seu fim neste domingo, 15.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114