» mais
Comentar           Imprimir
Variedades
Quarta, 30 de maio de 2018, 11h35

Papa na catequese: a marca espiritual da Crisma é indelével


Na catequese desta quarta-feira, 30, o Papa Francisco refletiu sobre a conexão entre o sacramento do Crisma e a iniciação cristã, dando continuidade, assim, ao ciclo de catequeses sobre o sacramento da Confirmação.

“Antes de receber a unção espiritual que confirma e reforça a graça do Batismo, os crismandos são chamados a renovar as promessas feitas um dia pelos pais e padrinhos”, explicou o Papa, destacando que nesse momento são os próprios crismandos a professar a fé da Igreja.

Uma vez que a vinda do Espírito Santo requer corações recolhidos em oração, Francisco observou o momento em que o bispo estende a mão sobre os crismandos e pede a Deus para infundir o seu santo Espírito Paráclito. Trata-se de um só Espírito, que traz a riqueza dos sete dons: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

“O único Espírito distribui os múltiplos dons que enriquecem a única Igreja: é o Autor da diversidade, mas ao mesmo tempo o Criador da unidade. Assim o Espírito dá todas essas riquezas que são diversas, mas do mesmo modo faz a harmonia, isso é, a unidade de todas essas riquezas espirituais que temos nós cristãos”.

Outro ponto abordado pelo Santo Padre foi o significado do óleo – o crisma – utilizado na celebração. O óleo, explicou, é uma substância terapêutica e cosmética, que entra nos tecidos do corpo, cura as feridas e perfuma os membros. Por essas qualidades, foi assumido pelo simbolismo litúrgico para expressar a ação do Espírito Santo que consagra e permeia os batizados.

“Recebendo na fronte o sinal da cruz com o óleo perfumado, o crismando recebe, portanto, uma marca espiritual indelével, o ‘caráter’, que o configura mais perfeitamente a Cristo e lhe dá a graça de espalhar entre os homens o seu ‘bom perfume’”.

O Papa concluiu a catequese destacando o Espírito Santo como um dom a acolher com gratidão. “É um dom a proteger com cuidado, a respeitar com docilidade, deixando-se plasmar, como cera, pela sua caridade ardente, para refletir Jesus Cristo no mundo de hoje”, concluiu.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114