» mais
Comentar           Imprimir
Variedades
Domingo, 08 de julho de 2018, 17h41

Cantoritiba terá a presença do maestro Keith McCutchen


.

A edição de 2018 do Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba, que acontece no Teatro Positivo entre os dias 1° e 4 de novembro terá a participação especial do maestro norte-americano Keith McCutchen confirmada. McCutchen é pianista, compositor, professor associado de música e diretor do Coral da Universidade Estadual do Kentucky (EUA). A seguir, o maestro fala mais sobre as influências do canto coral no Brasil e nos Estados Unidos, faz uma avaliação de grupos de canto coral em festivais e a popularização do canto coral.

PARA VOCÊ, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS QUALIDADES DO CORAL BRASILEIRO? É MUITO DIFERENTE DA MÚSICA CORAL AMERICANA?

Keith McCutchen, D.M.A - Essa relação, em ambos os países, tem muitas camadas de identidade cultural. Estas identidades se revelam em pequenas comunidades que mantêm culturas, normas e influências musicais e, também, em comunidades culturais que refletem uma fusão de estilos entrelaçados. Ambos os países têm ricas histórias culturais indígenas (embora a cultura nativa do Brasil esteja mais presente, atualmente, do que o do nativo americano cultura dos Estados Unidos) e têm ricos legados de tradições africanas, fundidos com modelos europeus. No Brasil, a influência da música europeia, sagrada e secular, remonta ao século XVI. Nós vemos exemplos de música coralque se espelha nos estilos musicais dos períodos renascentista e  barroco através da modernidade.

COMO VOCÊ AVALIA OS GRUPOS DE CANTO CORAL?

Keith McCutchen, D.M.A - Os grupos de canto coral são avaliados sobre os elementos fundamentais da produção musical. Cantando juntos, em termos do uso dos elementos da música é essencial. Os elementos da dicção vocal e a qualidade do som do grupo varia dependendo do estilo musical e período. O canto vibrante, que tem uso energético de respiração coordenada com uma dicção bem executada, é sempre esperado. A capacidade de manter a energia vital da música do começo ao fim torna-se a referência para todos os concorrentes. Um pedaço de música conta uma história e/ou transmite um conjunto de significados.

COMO VOCÊ AVALIA A POPULARIZAÇÃO DENTRO DA TRADIÇÃO CORAL?

Keith McCutchen, D.M.A - A popularização faz parte da nossa realidade cultural globalizada. Como eu disse no início, tanto o norte-americano quanto o sul-americano fundem diferentes elementos culturais originários das culturas indígena, africana e europeia a novos estilos que estão em constante mudança. Dessa mistura de culturas tiram o melhor do passado e o reexaminam, descartam alguns elementos e os transformam em novos modelos. Pessoalmente, adoro o fato de que a música de hoje exige uma ampla compreensão dos diferentes elementos e contextos culturais. Continuo a utilizar as melhores tradições de cada cultura dentro da minha própria música e também utilizo essa percepção da diversidade na avaliação dos grupos participantes do festival.

SOBRE O CANTORITIBA

O Festival Internacional de Corais de Curitiba, o CANTORITIBA, marca desde 2014 anualmente o calendário da cidade de Curitiba (Paraná/ Brasil) reunindo grupos de canto coral do Brasil e demais países da América Latina. Profissionais e amadores compõem este encontro musical que envolve mostras competitivas, não competitivas e palcos abertos.

Os corais participantes a cada ano encantam mais o público e atraem um número maior de pessoas em suas audições. Com apresentações gratuitas em locais públicos e outras com valores acessíveis em grandes teatros da cidade, o festival difunde este estilo musical milenar incentivando a profissionalização dos grupos e a formação de plateia.

Para coristas, além de se apresentar em grandes palcos e ter grande visibilidade através de mídias sociais e cobertura de imprensa, também é uma oportunidade de intercâmbio e intenso aprendizado. Para o público apresentações emocionantes, envolvendo um diversificado repertório e interpretado por corais com diferentes formações e estilos.

SERVIÇO
5° Festival Internacional de Corais de Curitiba - CANTORITIBA

Data: 01 a 04 de novembro de 2018 - no Teatro Positivo

Inscrições de 1° de março a 30 de agosto de 2018 para corais - http://www.cantoritiba.com.br/Port/inscricao-2018/
Ingressos para plateia para cerimônia de abertura, encerramento (no Teatro Positivo), mostras competitivas e não competitivas e cerimônia de premiação estão à venda no https://www.diskingressos.com.br/


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114