Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Sábado, 14 de julho de 2018, 19h23

Por derrota da Seleção Brasileira, Grupo Flor Ribeirinho não pôde dançar em praça na Rússia (atualiz


Em nota, o Grupo Flor Ribeirinha diz que fato de proibição não ocorreu - veja abaixo.

Facebook
Foto do grupo na Itália, com destino a Rússia.

Redação

O grupo cuiabano de dança folclórica Flor Ribeirinha teria sido proibido de se apresentar na Russia, sede da Copa do Mundo 2018, na cidade de Moscou pelo fato de que a Seleção Brasileira ter sido derrotada nos jogos. 

A informação é do jornal eletrônico Uol (do grupo Folha de S.Paulo) onde consta que o grupo brasileiro se preparava para se apresentar, vestido com suas roupas floridas. Em determinado momento, já posicionado na Praça Vermelha, policiais informaram aos membros que não poderia cantar ou dançar e, apenas, poderiam tirar fotos. Em seguida o grupo folclórico deixou o local.

A presença do grupo na Rússia ocorre por participar de um concurso no país, porém foi cancelado em função da Copa, mas segtue sua apresentação em dois países na Europa - conforme o UOL.

Em agosto de 2017 o Grupo Flor Ribeirinha sagrou-se como primeiro colocado em um festival mundial de folclore, realizado na Turquia, onde particiapram 97 países.

O grupo cuiabano, que participou com 35 pessoas no evento da Turquia, se apresentou com ritmos de dança cuiabana, do Amazonas - com Boi Bumbá - e até samba. 

Ontem o grupo postou uma foto em sua página no Facebook sua chegada na Itália e seu destino a Rússia.

"Após algumas horas de vôo, grupo Flor Ribeirinha acaba de desembarcar em Moscou. Viva a Cultura popular, viva a cultura brasileira! -se animado em Airport Domodedovo, Moscow.

Fato Novo: Uol 'sensacionalismo'.

Em nota postada no Instagran às 21h53 de sábado (14) , o Grupo Flor Ribeirinha informa que não tenha ocorrido efetivamente uma proibição por parte da polícia russa. Informa que "o que a reportagem da UOL Esportes presenciou foi um breve momento de orientação da segurança, dando ao fato uma abordagem sensacionalista. Os policiais russos não nos impediram de nos apresentar e o que aconteceu naquele momento não foi uma tentativa de dança, mas sim de preparação e troca com o público. Inclusive, após o episódio, fizemos duas pequenas apresentações no local programado, bem próximo ao estúdio da Globo e demais emissoras internacionais. E fomos muito aclamados" - diz a nota.

A reportagem do Uol, postada às 14h18, é assinada por Luiza Oliveira e o fotógrafo Marcus Mesquita, fotógrafo de Cuiabá que passou a morar na Rússia. 

Confirma abaixo:

Nota de esclarecimento sobre nossas primeiras intervenções artísticas na Europa!

Via Facebook, grupo publica fotos relatando que situação foi normal.

Enquanto comemorávamos a repercussão positiva de nossa estadia na Rússia, em uma primeira parada da turnê pela Europa, fomos surpreendidos com uma reportagem, veiculada no Portal UOL, sobre uma suposta proibição ao grupo de se apresentar na Praça Vermelha, em Moscou. Viemos a público esclarecer que, ao contrário do que a notícia sugere, fomos muito bem recebidos no local por turistas e russos, na tarde neste sábado (14).

Estivemos na praça que abriga a movimentação da Copa do Mundo 2018 para realizar intervenções em um lugar específico. No trajeto, na verdade, fomos abordados por várias pessoas para tirar fotos, em uma demonstração de carinho. Uma multidão encantada com nossa aparência e figurinos.

O que a reportagem da UOL Esportes presenciou foi um breve momento de orientação da segurança, dando ao fato uma abordagem sensacionalista. Os policiais russos não nos impediram de nos apresentar e o que aconteceu naquele momento não foi uma tentativa de dança, mas sim de preparação e troca com o público. Inclusive, após o episódio, fizemos duas pequenas apresentações no local programado, bem próximo ao estúdio da Globo e demais emissoras internacionais. E fomos muito aclamados.

Entendemos que a realização de uma Copa do Mundo exige o protocolo de segurança e precisamos respeitar a cultura local. Estamos muito felizes e honrados com a experiência e a recepção do grupo no país. Uma das maiores experiências já vividas pelo grupo Flor Ribeirinha. Seguimos viagem representando a cultura brasileira em diversos lugares do mundo com todo amor, dedicação e respeito às nossas tradições.

#turne2018 #culturapopular #Brasil #vamoslaflorribeirinha

Atualização: Até às 14h10 deste domingo (15-07) o Uol não alterou seu conteúdo sobre o fato. 
 

Flor Ribeirinha - publicação Facebook



 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114