Cuiabá | MT 19/03/2024
Variedades
Terça, 17 de julho de 2018, 09h35

Tradicional Festança de Vila Bela terá início nesta quarta-feira


Vila Bela da Santíssima Trindade se prepara para receber visitantes de todo o estado para a Festança 2018, tradicional evento que será realizado entre os dias 18 e 29 de julho. A programação é extensa e inclui apresentações da Dança do Congo e Chorado, rezas cantadas, missas na Igreja Matriz, levantamento de mastros, cortejos pelas ruas do município, cerimônia de posse de novos festeiros, shows com bandas regionais, entre outros.

O prefeito de Vila Bela, Wagner Vicente, disse que o evento é uma parte importante da história do município, que foi a primeira capital do estado. “A Festança é uma celebração centenária, que teve início com a chegada dos escravos em Vila Bela. Trata-se de uma festa religiosa que evidencia a cultura africana e faz parte dos costumes regionais. Para o município é extremamente significativo. É uma festa em que as famílias participam e é lugar de reencontro dos amigos”, disse o gestor.

A Festança é uma realização das irmandades Senhor Divino Espírito Santo, Glorioso São Benedito, Nossa Senhora Mãe de Deus, Três Pessoas da Santíssima Trindade e Associação das Tradicionais Irmandades de Vila Bela, e conta com o apoio da prefeitura, da Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Secretaria de Estado de Cultura.

Os 12 dias de festa serão marcados por quatro períodos de celebração. De 18 a 22 de julho será celebrada a Festa do Senhor Divino Espírito Santo. Do dia 22 a 24 será a Festa do Glorioso São Benedito. Já nos dias 25 e 26 será celebrada a Festa da Mãe de Deus. Para encerrar será realizada a Festa das Três Pessoas da Santíssima Trindade, nos dias 28 e 29.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114