Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quinta, 30 de agosto de 2018, 18h04

Maior festival de carnes nobres do país terá leitão assado em colheitadeira e doce argentino


.

Já imaginou degustar um leitão assado em uma plataforma de colheitadeira? Sim, isso é possível e poderá ser apreciado na quinta edição do Festival Braseiro – que acontece no próximo dia 8 de setembro, em Rondonópolis [a 240 km de Cuiabá]. Considerado o maior festival de carnes nobres do país, o evento terá entre suas atrações o "Leitão Colhido". 

Conforme explica o churrasqueiro voluntário Jorge Salles, que irá comandar a estação "Leitão Colhido", a ideia é assar a proteína animal – já desossada e respeitando todos os seus cortes – em uma plataforma giratória de colheitadeira de soja. "Vamos preparar em torno de oito a dez leitões – uma manta [couro e carne] a cada hora. Serão a pururuca e o leitãozinho mais saborosos que você vai encontrar na região sul do estado", ressalta. 

Filho de produtor de soja e há muito tempo em contato com a suinocultura, Salles – que também é representante da Acrismat [Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso] e da ABCS [Associação Brasileira dos Criadores de Suínos] – complementa que, para além do cunho social e da própria atração em si no evento, o objetivo da estação é agregar valor à carne suína de excelência que é produzida em Mato Grosso e quebrar paradigmas por meio da conscientização. 

"A carne suína é considerada a nova carne branca do milênio. Mas, ainda é preciso fazer com que as pessoas percam o medo e vejam a qualidade do nosso produto. Por exemplo, no Braseiro, os leitões a serem apreciados são todos animais de granja, extremamente saudáveis e de qualidade excepcional, que consomem água de poço artesanal e são criados dentro dos controles de criação suína do Estado", reforça. 

SOBREMESA NO MENU – Tradicional entre os argentinos, a Panqueque de Dulce de Leche ["panqueca de doce de leite"] chega para desafiar o paladar carnívoro do público presente no festival. Este foi o desafio proposto pelo rondonopolitano Cássio Antonio Gonçalves Júnior, o "Cassim", que irá se aventurar – pela primeira vez – no universo dos doces no Braseiro. Com seis anos de experiência na área, Cassim traz em sua bagagem o know-how em fogo de chão, parrilla e defumação. 

"Já participei de quatro edições com o tradicional corte T-Bone. Mas, não gosto de ficar na mesmice. Tanto que, dessa vez, para me desafiar, pensei em trazer um doce para o Braseiro. Será uma receita argentina. Uma massa de panqueca mais leve e mais fina, com um doce de leite artesanal, com uma cobertura caramelizada. Quem estará comigo na 'Cozinha do Cassim' é o chef argentino Francisco Coria, além dos estudantes de gastronomia – para aprenderem e pegarem experiência", conta. 

FESTIVAL BRASEIRO – No dia 8 de setembro, mais de 250 churrasqueiros irão se mobilizar para comandar 41 estações de preparo de carnes especiais e assar cerca de quatro toneladas de cortes de bovino, suíno, aves, peixe e cordeiro em harmonia perfeita com o clima de fazenda propício para confraternizações ao ar livre. 

Realizado pela Associação Braseiro, o Festival Braseiro traz em seus pilares um cunho social. Todos os churrasqueiros trabalham voluntariamente e 100% do lucro será revertido para 11 projetos de entidades filantrópicas. A 5ª edição do evento ainda contará com shows da banda nacional Texas Radio, da dupla Paulo Mafra e Thulio Viola e do grupo Henrique Maluf & Cerrado Groove. 

Os ingressos podem ser adquiridos nas Casas de Carne Celeiro e no Escritório Celeiro, em Rondonópolis. Enquanto que, em Cuiabá, as entradas estão disponibilizadas para compra na Distribuidora Celeiro (dentro do Parque de Exposições da Acrimat) e nos pontos de venda da Casa de Festas (Goiabeiras Shopping e Pantanal Shopping). Pela internet, é possível adquirir o ingresso por meio do site da Tech Tickets (http://www.techtickets.com.br/festivalbraseiro). 

O valor referente ao segundo lote de entradas promocionais, com unidades limitadas, custa R$ 230 para adultos e R$ 115 para crianças entre 10 e 13 anos, sendo que abaixo desta idade não paga. Vale destacar que o Festival Braseiro será realizado, a partir das 12h, no Clube dos Funcionários da Fundação MT, que está localizado ao lado do Horto Florestal, na Vila Goulart, em Rondonópolis (MT). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114