Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Sábado, 01 de setembro de 2018, 13h11

Wlademir Dias-Pino recebe homenagem de membros da cultura mato-grossense hoje no CTC


 

Ás 16h00 acontece a homenagem.


Para homenagear o artista plástico Wlademir Dias-Pino, que faleceu nesta quinta-feira (30), aos 91 anos, no Rio de Janeiro, grande nomes da cultura mato-grossense estarão presentes no Cine Teatro Cuiabá neste sábado (01/09), às 16h, horário em que estará acontecendo a cerimônia de cremação, no Cemitério do Caju, no Rio.

Nascido em 1927, no Rio, mudou-se ainda jovem para Cuiabá, foi mentor do intensivismo, movimento literário de vanguarda internacional gestado e dado a luz em Mato Grosso, no final dos anos 1940.


Visto como um artista genial pela Academia Mato-grossense de Letras, se destacou na invenção de poemas visuais, sempre em grandes quantidades e de beleza surpreendente.


Nos últimos anos, continuava produzindo em sua casa, trabalhos que desafiam limites entre gêneros, como a "Enciclopédia visual'', série de centenas de colagens que revê a história das imagens na cultura ocidental.


Participarão da homenagem pessoas que tiveram alguma ligação com Wlademir, como representantes da Academia Mato-grossense de Letras, do Cine Teatro Cuiabá, o Secretário de Estado de Cultura, Gilberto Nasser; o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Vicente Vuolo; Glória Albuês, Luiz Marchetti, Aline Figueiredo, Família Silva Freire, entre outros.


A ação tem apoio do Cia Cena Onze de Teatro, Cine Teatro Cuiabá, UFMT, Secretaria Estadual de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114