Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Terça, 25 de setembro de 2018, 22h35

Sicoob realiza passeio ciclístico no Dia Mundial do Coração


O Dia Mundial do Coração é comemorado em 29 de setembro e nada melhor para celebrar a data que unir lazer e atividade física. Essa é a proposta do passeio ciclístico que o Sicoob realiza no próximo sábado (29 de setembro), às 15h30 será iniciado com aquecimento, com largada às 16h, na Orla do Porto, em Cuiabá (MT). O evento é aberto a todos e contará com sorteio de vários brindes, incluindo bicicletas. Para participar basta inscrever-se no site http://sicoobsaude.com

Arquivo


Criado no ano 2000 pela World Heart Federation (WHF), o Dia Mundial do Coração tem o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de manter uma boa saúde do coração. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos sofrem infarto agudo do miocárdio por ano, o que acaba sendo fatal para 30% desse grupo.

Hoje se sabe que um dos fatores que mais contribui para evitar problemas no coração é ter uma vida mais saudável. Então, o objetivo do passeio é incentivar a prática de exercícios físicos, que traz uma série de benefícios para o corpo, além de promover a relação interpessoal e o bem-estar da população.

"O Sicoob, como toda cooperativa, tem como um de seus princípios o interesse e a preocupação com a comunidade. E ela vai muito além do âmbito da economia. Sem qualidade de vida e saúde, seja ela física ou mental, de nada adianta todo o resto. O foco principal do cooperativismo é e sempre será a melhoria da vida das pessoas", frisa Aifa Naomi, presidente do Sicoob Central MT/MS.

Todo cuidado é pouco

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças do coração são as principais causas de morte no Brasil. As enfermidades mais comuns são infarto, doença vascular periférica, acidente vascular cerebral (AVC) e morte súbita. Dentre as principais causas das doenças cardíacas como, o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, estão a hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.

Por ser a mais prevalente, a hipertensão arterial é o principal vilão, responsável direto por milhares de mortes atribuídas às doenças cardíacas. A pressão muito alta também dificulta a circulação de sangue pelas artérias coronárias, que nutrem o coração, podendo levar ao infarto.

Assim, uma das melhores maneiras de prevenir doenças cardíacas, além de diminuir o peso e parar de fumar, é controlar muito bem a pressão arterial. Para conseguir este controle é preciso fazer uma dieta com pouco sal, praticar exercícios físicos controlados, e principalmente tomar corretamente a medicação para diminuir a pressão arterial conforme o médico prescrever.

Passeio ciclístico

O passeio ciclístico alusivo ao Dia Mundial do Coração será neste sábado (29 de setembro), com saída do Jacá Pier Bar (Av. Manuel José de Arruda 6943), na Orla do Porto, em Cuiabá (MT). O aquecimento está marcado para as 15h30, com largada às 16h e retorno previsto para as 17h30. Após a chegada haverá sorteio de vários brindes, incluindo duas bicicletas (uma adulta e uma infantil) para aqueles que fizerem inscrição.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114