» mais
Comentar           Imprimir
Variedades
Terça, 09 de outubro de 2018, 08h55

Oficina preparatória para a XVII Maual começa na terça-feira (09)


O Cineclube Coxiponés, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), promove, entre terça (09) e quinta-feira (11), a oficina “Diálogo e Memória, Arte e Salvaguarda: Exercícios Audiovisuais”, ministrada pela realizadora audiovisual Valéria del Cueto, na sala Névio Lotufo, das 14h às 18h. As inscrições são efetuadas na página do Cineclube no Facebook (www.facebook.com/coxipones) e são ofertadas 25 vagas.

A atividade é preparatória para a 17ª edição da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Maual), realizada pelo Cineclube Coxiponés da UFMT, que acontece entre os dias 15 e 20, em duas sessões diárias, às 17h e às 19h30 (exceto na abertura e no encerramento da Mostra, que contarão apenas com programação a partir das 19h30), no Auditório do Centro Cultural.

A proposta da oficina envolve o compartilhamento de experiências de planejamento e registro audiovisual e um exercício de formatação de produtos online visando a criação e sistematização de um acervo digital de conteúdos audiovisuais produzidos por cada realizador. “Diante das inúmeras possibilidades de abordagens proporcionadas a cada lançamento de novas tecnologias, fica uma dúvida: surfar nas ondas das redes sociais ou desenhar linhas de observação e pesquisa audiovisual? Como conseguir manter – e preservar o material online?”, questiona Valéria del Cueto como provocação aos interessados em preservar os conteúdos audiovisuais no contexto da realização digital.

Entre exercícios de planejamento, filmagem, decupagem e armazenamento de conteúdos audiovisuais, a oficina também se propõe a conceber um produto coletivo baseado no uso de tecnologia móvel para registrar e agrupar diferentes visões e interpretações da Maual 2018.

Sobre a Mostra

A programação oficial da Maual 2018, que além da exibição competitiva e informativa de curtas inclui debates sobre os filmes exibidos, oficinas, reunião de ações cineclubistas universitárias e independentes, pocket shows e performances artístico-culturais será divulgada na quinta-feira, 11 de outubro. Realizada pelo Cineclube Coxiponés, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, a 17ª Maual conta com a parceria dos cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual, da TV Universidade, do projeto ComunicArte da UFMT, da Associação Mato-grossense de Audiovisual (MTCINE) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT). As atividades relacionadas à MAUAL integram a Temporada Cultural e Artística UFMT 2018 e a Agenda Cuiabá Tricentenária da PROCEV/UFMT.

Para outras informações sobre a programação oficial da Maual 2018, consulte o site oficial, acesse as redes sociais do Cineclube Coxiponés: Facebook e Instagram, e também pelo telefone (65) 3615-8349.

Sobre a facilitadora

Valéria del Cueto é fotógrafa, jornalista e cineasta (diretora cinematográfica e de produção). Desenvolve pesquisas audiovisuais no âmbito do carnaval, atuando como fotógrafa da Bateria da Mangueira. É colaboradora do Getty Images e, no Studio@delcueto de photodesign, produz objetos e peças exclusivas. Também gerencia o canal "del Cueto" no Youtube, onde está concentrada sua produção de vídeos e experimentos.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114