» mais
Comentar           Imprimir
Variedades
Segunda, 08 de outubro de 2018, 15h35

Pantanal Shopping realiza Exposição sobre projetos de sustentabilidade


.

Quem circula pelos corredores do Pantanal Shopping talvez nem imagina o trabalho desenvolvido para que o ambiente esteja sempre saudável, onde o conforto nos faça sentir em casa e com o mínimo de impacto ambiental. Na verdade, o centro de compras possui uma série de ações, que atuam no gerenciamento responsável dos recursos naturais. Para apresentá-las, o Pantanal Shopping realiza a "Exposição Sustentabilidade Transforma", de 05 a 25 de outubro, no piso 2 em frente a loja Avenida.

A mostra, além de tornar conhecida todas as ações de sustentabilidade implementados pelo empreendimento, procura incentivar e conscientizar lojistas, colaboradores e a população em geral sobre a importância da responsabilidade socioambiental. Entre as ações realizadas estão: horta orgânica, compostagem, reciclagem do lixo, coleta de óleo, reuso da água, descarte de lâmpadas e recolhimento de pilhas.

De acordo com a arquiteta especialista em sustentabilidade e curadora da exposição, Tatiane Lot, a mostra trabalha com paletes, paisagismo, madeira de reflorestamento e demolição e displays aéreos de uma maneira didática para levar as informações aos visitantes.

"Além das informações, em alguns dias entregaremos verduras e hortaliças produzidas na horta do Pantanal Shopping como alface, cebolinha e rúcula, de acordo com a produção", conta. Ainda durante a exposição serão entregues lápis semente para os clientes.

O superintendente do Pantanal Shopping, Giuliano Bragaglia, explica que o mall vem investindo cada vez mais em projetos de sustentabilidade que buscam reduzir o impacto ambiental e reforçam o pilar de responsabilidade social do centro comercial e da Ancar Ivanhoe, administradora do Pantanal Shopping.

"Já há alguns anos desenvolvemos ações que beneficiem o meio ambiente e queremos mostrar para a comunidade. Esperamos que todos gostem e se sintam incentivados. Afinal, pequenas atitudes dentro do shopping fazem grande diferença", afirma.

Reciclagem

De toda a rede Ancar Ivanhoe, o Pantanal Shopping é centro de compras com o maior percentual de lixo reciclado, são cerca de 60 toneladas de lixo reciclado por mês. Os resíduos são coletados por nossos colaboradores nas ilhas de separação na praça de alimentação, nas lixeiras de mall, que possuem a divisão orgânico e reciclado, nas lojas, no estacionamento, bem como demais materiais gerados nos processos de manutenção do empreendimento. O lixo recolhido é coletado por um caminhão, cedido por meio de parceria com a Prefeitura de Cuiabá e encaminhado a uma cooperativa para reciclagem.

Horta orgânica e compostagem

O Pantanal Shopping conta com uma horta orgânica de 75 m², que produz cerca de 1.200 verduras e hortaliças, como: alface, alface roxo, coentro, salsa, cebolinha, rúcula, pimenta, tomate, couve. Elas são destinadas aos colaboradores do shopping e lojistas que contribuem cedendo mudas para o replantio. A horta foi construída por meio do reaproveitamento de materiais inutilizados pelo shopping: cones e paver do estacionamento, vasos de plantas do paisagismo, lixeiras do mall e resto de tubulações.
Uma pequena parte do lixo orgânico e restos de folhas do paisagismo do mall são utilizados na compostagem, processo que provoca a decomposição da matéria orgânica. O lixo reciclado é então utilizado como adubo para a horta orgânica.

Coleta de óleo

Para evitar o descarte de óleo pela rede de esgoto o centro de compras em parceria com a empresa Fernisis recolhe os óleos usados pelos restaurantes da praça de alimentação. A cada 50 litros de óleo recolhido 5 litros são transformados em detergentes e devolvidos para os lojistas. Em 2017, cerca de 30 mil litros de óleo foram corretamente destinados.

Reuso de água

Outra prática é reuso planejado da água. No Pantanal Shopping cerca de 3,82 m3 de água são reaproveitados todos os dias. A água é proveniente da torre de resfriamento do sistema de ar-condicionado e é reaproveitada e armazenada para uso em descargas, regar os jardins e as plantas do mall, irrigar a horta orgânica, lavar equipamentos e as calçadas do shopping.

Descarte de lâmpadas e recolhimento de pilhas

Ainda o mall possui coletores de lâmpadas, pilhas e baterias que estão espalhados pelo shopping. Os materiais contam com substâncias tóxicas em sua composição, que se descartados de forma incorreta, podem fazer mal para saúde, ainda poluem o ar, o solo e os lençóis freáticos. A coleta é feita por um fornecedor habilitado para o serviço.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114