Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quarta, 05 de maio de 2010, 20h30
Na praça

Bach, Chiquinha Gonzaga e Nazareth no piano de Eudóxia, sexta no Goiabeiras


Eudóxia de Barros, um dos maiores nomes da música nacional, se apresenta em Cuiabá na próxima sexta-feira, 7,  às 20h, na Praça Central do Goiabeiras Shopping, com entrada gratuita.  Dona de um repertório vasto, a pianista fará um concerto eclético, com obras de Bach, Beethoven, Schumann, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, entre outros. 

Consagrada no Brasil e no exterior, Eudóxia se apaixonou pelo piano por influência da avó. “Ela estudava piano todo dia e eu assistia. Daí, começou a nascer essa fascinação e paixão pela música”, conta a artista.  O ideal de se tornar uma grande concertista também surgiu bem cedo. “Certo dia, meu professor na época, Karl Heim, vendo meu adiantamento, me perguntou por que eu estudava piano: se era para dar aulas, ser professora,  se era apenas para deleite pessoal, ou se queria sair pelo mundo, tocando em Teatros.  Disse de pronto: é esse aí, tocar  pelo mundo . Tinha uns 9 ou 10 anos, se tanto”, relembra .
 

Não tardou muito para que a artista começasse a se destacar. Aos 16 anos, já era saudada como revelação por grandes nomes como o maestro Eleazar Carvalho. Disciplinada e dedicada, estudava sem descanso para aperfeiçoar seu talento e dominar as diferentes escolas e estilos.  A carreira internacional não demorou a se consolidar. Percorreu a Europa e as Américas em apresentações. Venceu por unanimidade o concurso para solista da North Carolina Symphony e foi solista da Cleveland Philarmonic Orchestra.
 

Mas o amor pelo Brasil falou mais alto. “Não tenho estrutura  para morar no exterior, sinto muita falta de nossa cultura, embora o tenha feito por uns 5 anos: França, Estados Unidos e Alemanha. E além do mais, sempre quis fazer algo pelo meu país”, explica Eudóxia. Essa vontade de participar ativamente da cultura nacional se traduziu em inúmeras apresentações nos mais diferentes lugares. Ao longo dos anos, se apresentou nos quatro cantos do país e acumulou prêmios como o da Funarte e da APCA, Associação Paulista de Críticos de Arte.  Também realiza um trabalho pedagógico, orientando novos talentos nas cidades por onde passa. 
 

Eudóxia de Barros já esteve outras vezes em Mato Grosso e confessa que sentiu saudades de se apresentar na cidade verde. “Será muito prazeroso retornar a Cuiabá, onde sempre fui muito feliz”, comemora. A apresentação no Goiabeiras Shopping reforça o objetivo de divulgar a música erudita para o grande público.  “Foi com uma felicidade incrível que aceitamos o desafio de realizar um recital com uma artista da magnitude de Eudóxia de Barros no Goiabeiras Shopping. Tenho certeza que será uma noite para ficar na memória dos cuiabanos”, ressalta Adilson Marante, superintendente do Goiabeiras Shopping.



05/05/10, 20:52
Jhonson de Meira disse:

Gostei da programação. Vou assistir.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114