Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Sexta, 15 de fevereiro de 2019, 14h49

Secel abre inscrições gratuitas para Oficina de Organização de Reserva Técnica Museológica


Haillyn Heiviny

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) abriu inscrições gratuitas para a oficina de Organização de Reserva Técnica Museológica. A capacitação ocorrerá nos dias 20 e 21 de março, no Palácio da Instrução, e tem como objetivo proporcionar conhecimentos fundamentais sobre organização de objetos dos acervos não expostos dos museus.

A reserva técnica deve cumprir uma função preservacionista, pois diz respeito a manter as condições necessárias para a salvaguarda do patrimônio que geralmente é invisível para o público. Com organização adequada, as peças do acervo são preservadas para garantir que as mesmas estejam em condições de serem expostas quando possível.

Ministrada por meio de parceria com a empresa Viés Museologia e Patrimônio, a oficina faz parte das ações do convênio federal entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Recentemente, o mesmo convênio possibilitou a abertura de licitação para compra de equipamentos que serão usados na implantação do Sistema Estadual de Museus e a realização de um outro curso aos profissionais da área, a oficina de Plano Museológico.

Para o secretário da Secel, Allan Kardec, as capacitações contribuem para a consolidação do Sistema Estadual de Museus. “Essa profissionalização do pessoal envolvido com museus é muito valiosa para as instituições mato-grossenses. E é importante que o Estado ofereça condições para o aprimoramento, possibilitando assim que os museus preservem a nossa história de maneira qualificada”, esclarece Allan.

As inscrições para a oficina de Organização de Reserva Técnica são gratuitas e já podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br/secelmt. As vagas são limitadas.

Serviço

Evento: Oficina de Organização de Reserva Técnica

Data: 20 e 21/03

Horário: das 8h às 12h; e das 14h às 18h

Local: Palácio da Instrução, situado na Rua Antonio Maria, 151, Centro - Cuiabá/MT

Inscrições gratuitas: www.sympla.com.br/secelmt

Dúvidas e informações: equipamentos@cultura.mt.gov.br | (65) 3613-0232




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114