» mais
Comentar           Imprimir
Variedades
Sábado, 09 de março de 2019, 14h35

UFMT sedia 1º Araguaia InterAtivo


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus do Araguaia, sedia entre quarta (13) e sexta-feira (15) o 1º Araguaia InterAtivo. O evento, que antes era chamado de ICHS Interativo e era voltado apenas para os cursos das ciências humanas e sociais, passou por uma reformulação em 2019 para a abranger todos os cursos da UFMT, objetivando que mais alunos se juntem a discussão de temas que são importantes dentro da sociedade.

Nesta primeira edição, o evento terá o tema “Educação e saúde: um olhar através dos gêneros” e contará com minicursos, oficinas, palestras e rodas de conversas sobre os temas relacionados a Sexualidade e Gênero.
Para o professor Luís Bitante, um dos organizadores gerais do evento, a escolha do tema Gênero e Sexualidade tem como objetivo discutir a forma como a sociedade vê e trata as pessoas a partir desse fator e como esse fator determina a sua posição política e social dentro desta mesma sociedade.

“Em uma sociedade sexista, misógina, machista, lgbtfóbica, falar sobre Educação e Saúde através de olhares dos gêneros, em sua forma plural, é descontruir os lugares compulsoriamente impostos, e mostrar que é possível viver com respeito ao outro e que é possível viver com e na diferença”, afirma o docente, acrescentando ainda que o objetivo é tratar o tema de uma forma não científica, para que possa abranger todos os presentes.

A aluna de Jornalismo Suzana Ataide chama a atenção para a época em que vivemos “estamos em uma época em que o discurso de ódio está tendo uma enorme repercussão e isso é triste, revoltante e um regresso”. Para ela discussões como essas podem prevenir que esses casos aconteçam até mesmo dentro da universidade, onde episódios como esses são mais escondidos do que discutidos e tratados.

Para conseguir um bom público, a proposta do evento é concentrar as atividades em dois momentos. O primeiro que acontece durante os períodos matutino e vespertino, com minicursos e oficinas para propor diálogos, no formato de grupos menores, buscando proporcionar ao participante um outro olhar. Já o segundo momento ocorre no período noturno com três atividades que visam dar voz as minorias como as pessoas LGBTG e as mulheres.

Outra característica das atividades é a diversidade, que vai desde minicurso sobre o professor e o aluno LGBTQ+ na sala de aula até Alimentação nutricional para mulheres idosas.

O evento é gratuito e aberto ao público e as inscrições, limitadas, podem ser feitas a partir do site ou na página “I Araguaia InterAtivo” no Facebook.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114