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Quinta, 14 de março de 2019, 07h09

Evento orienta como ter equilíbrio mesmo em situações críticas


Retiro de yoga e meditação Mindfluness ocorre em Chapada de 22 a 24 de março_

 

Prazos no trabalho, contas vencendo, preocupações com pessoas queridas, dúvidas profissionais, estresse, pressão. Quando você se imagina passando por uma dessas situações desconfortáveis, consegue se ver tranquilo e sereno para enfrentar a tempestade? 

Sim, é possível. Considerada extremamente eficiente para desenvolver nas pessoas a habilidade de ter harmonia e tranquilidade mesmo num cotidiano estressante, a prática de meditação Mindfulness tem cada vez crescido mais nos centros urbanos. Um exemplo dessa efetividade é relatada pela funcionária pública Eny Socorro de Souza, que descobriu uma forma de enfrentar momentos mais delicados mantendo a paz consigo mesma.

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"Hoje, tenho a certeza de que posso me manter em equilíbrio emocional e físico mesmo com tantos estímulos estressantes", explica. Tudo começou no ano passado, quando Eny participou de um retiro em Chapada dos Guimarães que unia o equilíbrio proporcionado pelo yoga com o autoconhecimento e o amadurecido emocional que os praticantes da mindfulness desenvolvem. Foi quando Eny descobriu uma forma de estar serena consigo mesma, independente das interferências externas, da rotina corrida e do ritmo frenético do trabalho.

"Já praticava yoga e tinha curiosidade sobre mindfulness, mas ainda não havia encontrado em Cuiabá uma boa opção. Busquei as referências das facilitadoras e me inscrevi. Foi uma experiência maravilhosa. Vivenciei os dias plenamente, prestando atenção no meu corpo, na minha mente, nas emoções e na minha relação com a alimentação e com a natureza", lembra.

O retiro volta a ser realizado agora, de 22 a 24 de março, pelo Espaço Pulsar, na Pousada Ipês, em Chapada dos Guimarães. A programação compreende tanto práticas de Yoga como exercícios de mindfulness, a partir de um protocolo de formação de oito semanas adaptado para o formato do retiro. O silêncio será praticado das 8h30 às 18h30 para estimular ainda mais os momentos de atenção e auto-observação.

Cada aula de mindfulness dura 1h30 e mescla teoria, prática e troca de experiências. A condução é feita por Katya Stubing, mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização em Psicologia Transpessoal (ALUBRAT) e grau internacional de Doutora em Acupuntura pela WFCMS.

O Yoga abre e fecha o dia, com sessões começando bem cedinho e encerrando ao pôr do sol. As atividades são conduzidas por Wilma Ferreira, que além de professora de yoga é organizadora do retiro e responsável pelo Espaço Pulsar.

"Recomendo o retiro para todos, pois o conhecimento que a gente absorve lá nos liberta de sofrimentos desnecessários. Além de ser um evento muito bem organizado, com pessoas preparadas ao que se propuseram e em ambiente lindo em conexão com a natureza", convida Eny.

Mindfulness

Com benefícios comprovados em recentes pesquisas científicas, a mindfulness tem suas raízes na filosofia budista e foi adaptada para a linguagem ocidental por Jon Kabat-Zinn. É uma modalidade de meditação marcada por um estado mental de atenção plena, privilegiando o tempo presente, adotando uma postura de curiosidade e abertura, e buscando deixar julgamentos de lado. Entre os resultados benéficos, estão melhora de estresse, ansiedade, dores crônicas e depressão recorrente.

Mais informações podem ser obtidas com Wilma Ferreira - 65 9 9607-9642


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