Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quinta, 04 de abril de 2019, 02h54

Receitas com bacalhau para o domingo de Páscoa


Chef Carlos Henrique Pallas, do restaurante Bacalhau, Vinho & Cia, ensina qual tipo de bacalhau harmoniza com as clássicas receitas para a ocasião

Em todo feriado de Páscoa a escolha do menu é uma equação complexa de resolver entre as famílias. Algum membro sempre tem alguma restrição alimentar ou não gosta de um prato. Para facilitar e deixar o almoço mais harmonioso, o chef Caíque Pallas, ensina cinco receitas para todos os gostos.

Além disso, ele dá uma dica que muitos ainda não sabem: “O bacalhau não é um tipo especifico de peixe, pelo contrário, são vários peixes de outras espécies que quando passam pelo processo de salga e secura ganham essa denominação”, comenta o chef Carlos Henrique Pallas.

O tipo Cod Gadus Mohua, originário do Atlântico Norte é considerado o mais nobre. De coloração branca, carne macia e saborosa, também é conhecido como bacalhau do Porto. A receita “Bacalhau ao Murro” é ideal para essa espécie.

Bacalhau Ao Murro

 

.

Tempo de Preparo: 80 Minutos

Rendimento: 1 Porção para duas pessoas

Ingredientes

600g de lombo de bacalhau dessalgado
2 cebolas, 1 cortada em 4 e outra fatiada

500ml de azeite de oliva
4 batatas de médias para pequenas
brócolis a gosto
5 dentes de alho

Azeite

Sal grosso

Modo de preparo
Cozinhe as batatas cobertas com água em uma panela até que fiquem macias. Amasse com as mãos e tempere com azeite e sal grosso a gosto.

Em um recipiente próprio para forno, forme uma cama de cebola fatiada, coloque o bacalhau, a outra cebola cortada em quartos e as batatas. Cubra os ingredientes com azeite e leve ao forno a 110 ºC por 20 minutos até que dourem.

Os brócolis também deverão ser cozidos em água até que fiquem macios. Tempere com sal e azeite a gosto.Leve os dentes de alho cortados para cozinhar em uma panela com azeite. Mexa em fogo baixo até que o alho fique dourado e um pouco crocante.

Quando assado, despeje o alho cozido por cima do bacalhau. Reservando um pouco para os brócolis.

Sirva tudo muito quente.

Cod Gadus Macrocephalus, essa espécie é parecida com a raça Mohua, porém a carne é mais firme e difícil de desfazer em lascas. A receita para se executar com esse tipo são as Iscas de Bacalhau.

Iscas de Bacalhau.

 

Tempo de Preparo: 45 Minutos

Rendimento: 1 Porção

Ingredientes:

300 g de Bacalhau Dessalgado

Para a Massa Dorê:

1 ovo

50 ml vinho branco

150 ml de água

100 g de Farinha de Trigo

Sal

Pimenta do reino

Óleo para fritura

Modo de Preparo:

Corte o Bacalhau em tiras do tamanho desejado e reserve.

Para a Massa:

Misture o ovo, a água o vinho branco e a farinha de trigo em um recipiente fundo.

Tempere com o sal e a pimenta do reino a gosto.

Para finalizar, mergulhe as iscas na massa dorê de forma que elas fiquem inteiras envoltas pela massa. Frite-as em óleo preaquecido a 180º.

 

Ling, é o tipo mais fino e longo de bacalhau. Além de ser macio e saboroso, é ideal para grelhados. O Bacalhau com Batatas e Leite de Coco é perfeito para essa espécie.

Bacalhau com Batatas e Leite de Coco

 

.

Tempo de Preparo: 60 Minutos

Rendimento: 14 Porção

Ingredientes

1kg de Bacalhau dessalgado

4 colheres de sopa de óleo de soja

5 tomates

2 dentes de alho

1kg de batata

2 vidros de leite de coco

½ maço de salsinha

2 colheres de sopa de azeite de dendê

Coentro a gosto

Modo de Preparo:

Ferva o bacalhau e deixe escorrer. Desfie em pedaços grandes. Em uma panela Aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Quando estiverem dourados, junte os tomates cortados em pedaços e o bacalhau. Deixe cozinhar com a panela tampada, em fogo baixo, por uns 10 minutos. Junte as batatas e deixe cozinhar. Quando as batatas estiverem quase cozidas, junte o azeite de dendê e o leite de coco. Acrescente a salsinha picada junto com o coentro.

O Saithe é considerado o primo mais barato do Cod, cujo sabor é mais forte e a coloração mais escura. É ideal para risotos, saladas e bolinhos. O prato que combina com ele é a Salada Rústica de Bacalhau

Salada Rústica de Bacalhau

Tempo de Preparo: 40 Minutos

Rendimento: 6 Porções

Ingredientes:


1kg de Bacalhau Desfiado Dessalgado e Cozido

1kg de batata bolinha

1 bandeja de tomate cereja

2 colheres de alcaparra lavadas e escorridas

100g de azeitonas pretas portuguesas

1 brócolis

2 cabeças de alho roxo

Tomilho, hortelã, manjericão e salsa

500ml de azeite

Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Coloque as batatas cortadas ao meio em uma assadeira. Tempere com sal, tomilho, pimenta e manjericão. Regue com um pouco de azeite cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno baixo até ficarem macias.

Em outra assadeira coloque os tomates cereja cortados ao meio, tire as sementes e salpique sal, coloque o alho na mesma forma. Regue com azeite e leve ao forno baixo até ficarem bem vermelhos e enrugados em o alho macio.

Esquente uma frigideira com 2 colheres de sopa de azeite, quando estiver bem quente refogue o brócolis por 3 minutos e tempere.

Em um bowl grande, despeje as batatas assadas, o bacalhau, o brócolis, os tomates assados, além dos dentes de alho, alcaparras, azeitonas, manjericão, salsa, tomilho e o hortelã. Regue tudo com azeite, finalize com sal e pimenta a gosto e misture.

E por último o Zarbo, considerado o mais simples da família, tem tamanho menor em relação aos outros, textura mais firme e é ideal para refogados, bolinhos e pirões. O tradicional Bolinho de Bacalhau combina com o pescado.

Bolinho de Bacalhau:

Tempo de Preparo: 45 Minutos

Rendimento: 20 Bolinhos

Ingredientes:

600g Batata Asterix

600g Bacalhau cozido e desfiado

100g Cebola bem picada.

2 Ovos

Salsinha

Pimenta do Reino

Sal

Óleo para Fritura

Modo de Preparo:

Cozinhe as Batatas e amasse-as formando uma massa.

Misture a massa com o bacalhau desfiado, os ovos e a cebola picada.

Tempere com o sal e pimenta do reino e salsinha a gosto. Misture até que vire uma massa homogênea. Divida cada bolinho com 65 grs. E molde no formato desejado. Frite em óleo preaquecido a 180º.

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114