» mais
Comentar           Imprimir
Variedades
Segunda, 03 de junho de 2019, 18h17

Verde Novo marca presença na Semana do Meio Ambiente distribuindo mudas


A abertura da 15ª Semana do Meio Ambiente contou com mais uma ação do projeto Verde Novo. Aproximadamente 200 mudas foram distribuídas e cinco plantadas de forma simbólica por parceiros do evento, na manhã desta segunda-feira (3 de junho), no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Este ano o tema da Semana é “Meio Ambiente – Gestão Compartilhada”, envolvendo instituições e empresas que atuam na área ambiental promovendo debate e realizando ações sobre o assunto.

.


Houve apresentações culturais, divulgação dos vencedores de concurso de fotografia alusiva à Semana do Meio Ambiente e depois crianças e demais participantes fizeram caminhada pelo parque, finalizando com o plantio das mudas.

Para o coordenador do Verde Novo, Mauro Nakamura Filho, a união é a melhor oportunidade como troca de experiências, não só para quem assiste, mas também para quem faz a sua participação com palestras e apresentações. Ele destacou a importância do trabalho realizado pelo projeto, pelo que, de fato proporciona ao meio ambiente.

“Olha o ambiente onde nós estamos. Esse verde é muito agradável. É um contraponto do que a gente encontra no centro da cidade, onde há ilhas de calor muito intensas a gente pode, a partir desse evento, promover a consciência ambiental levando não só conhecimento, mas a experiência que nós já temos”.

A preservação do meio ambiente deve ser uma constante, mas nesta semana, em especial, constituída no Brasil em 1981 promove reflexão sobre as ações de cada um e é um momento em que toda a sociedade pode participar de alguma forma. Esse é o entendimento da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

E é em meio a essa semana de conscientização que Mauren destaca a parceria e trabalho do Juvam, por meio do projeto Verde Novo, que já vem realizado ações constantes de plantio e distribuição de mudas na Capital e em seu entorno.

“Trabalhos em conjunto que visem a melhoria da qualidade do ambiente em que nós estamos devem ser fomentados e devem ter a participação de todos. O que o Juvam faz é um trabalho voltado a nos dar condições melhores no ambiente urbano. Isso é extremamente importante numa cidade como Cuiabá. É um trabalho que deve ser reconhecido pela sua importância para toda sociedade e a participação de todos é essencial para que ele tenha continuidade”, ressalta.

O advogado Nilso Zanetti estava finalizando a caminhada quando avistou a Van do Juvam com as mudas para distribuição. Empolgado com a iniciativa e a possibilidade de poder levar para casa algumas mudas, ele tratou de garantir três. “Os Ipês roxo e branco vou plantar na fazenda e o Ipê de Jardim, no meu apartamento. Vocês estão de parabéns por estarem incentivando as pessoas a plantarem árvores para melhorar o clima de Cuiabá. Gostei muito!”, afirma.

Dona Alderina de Aquino faz caminhadas frequentes do Parque Mãe Bonifácia e hoje ela garantiu as mudas de Caju e Pata de Vaca para plantar no condomínio onde mora. “Acho super importante distribuir mudas. Aqui em Cuiabá tem vários terrenos sem árvore e poucas árvores frutíferas plantadas. Ações como essa são muito boas”, avalia.

Foram distribuídas mudas de Ipê branco, roxo e de jardim, Pata de Vaca, Pitomba, Caju, Bacupari, Pitanga, Pateiro e Goiaba.

O superintendente do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão também participou do evento.

Verde Novo - O projeto é desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiente (Juvam), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.

.


O Grupo Petrópolis promove há mais de oito anos ações de reflorestamento e educação ambiental por meio do projeto intitulado AMA (Área de Mobilização Ambiental). E essa parceria com o grupo tem contribuído para que Cuiabá recupere o título de Cidade Verde.


Ciente da responsabilidade em relação às comunidades em que atua, a concessionária Energisa é também uma das parceiras do Verde Novo. Ao desenvolver e apoiar projetos voltados para a promoção social, a empresa promove o desenvolvimento econômico, o resgate da cidadania e a preservação do meio ambiente.

Calendário – Durante a Semana do Meio Ambiente a agenda terá várias ações. Na quarta-feira (5), Semana do Meio Ambiente - Case Ambiental - distribuição de mudas às 8h30 na Unic Beira Rio II; na quinta-feira (6), Semana do Meio Ambiente - Mesa Redonda – distribuição de mudas às 8h30 na Unic Beira Rio II; na sexta-feira (7) plantio e distribuição de mudas no Colégio Adventista, às 9h; no sábado (8) haverá duas ações: às 8h a distribuição de mudas durante o evento da presidência do Tribunal de Justiça, Judiciário em Movimento, na Escola Municipal de Educação Básica - Emeb Maria Elazir Corrêa De Figueiredo – bairro São João Del Rei e às 16h plantio e distribuição na UFMT com o Grupo Escoteiro Uniselva.

Em Mato Grosso, a Semana do Meio Ambiente foi criada por meio da Lei 7937 de 2003 com a finalidade promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do Estado e é realizada pela Sema. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114