Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Sexta, 04 de junho de 2010, 11h55
Comemoração

Cine Teatro apresenta "Concerto Doze Anos de Magia" do Instituto Flauta Mágica


Nesta sexta-feira, às 20h, 128 integrantes do projeto apresentam um espetáculo de flautas, coral e dança.

Doze anos de magia, fé, flautas, dedicação, dança, canto, crianças, adolescentes e jovens, formam a história do Projeto Flauta Mágica. Dozes anos que serão comemorados no palco do Cine Teatro Cuiabá, nesta sexta-feira (04.06), às 20h, com o som das flautas, do coro e a dança de 128 integrantes do Instituto Flauta Mágica.

 Com 40 integrantes na Orquestra, 20 no Coral e oito no Balé, o “Concerto Doze Anos de Magia”, sob a direção do maestro Gilberto Mendes, apresentará na primeira parte do espetáculo obras de John Dowland, Bach, César Franck e John Leavitt. Na segunda, serão interpretadas composições como ‘Travessia’ e ‘Canção da América’ de Milton Nascimento, e ‘Aquarela do Brasil’ de Ari Barroso. Convidados especiais também farão parte do espetáculo como o guitarrista Manoel Izidoro, o baterista Ricardo Martins, e Nivaldo Nunes no contrabaixo acústico.

 Muitas das crianças que se apresentam nesta sexta-feira, segundo o maestro Gilberto, têm menos de um ano de inserção no projeto. “Algumas pessoas se assustam quando vêm crianças que há algum tempo mal sabiam o que era música e hoje têm a capacidade de tocar em um concerto. Isso tudo se deve a nossa metodologia que proporciona uma aprendizagem muito rápida”, descreve. Ainda segundo Gilberto, este evento marca também a estréia do Instituto Cultural Flauta Mágica enquanto "Ponto de Cultura" do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.

 Prêmios

As ações de arte, educação e cultura aplicadas, eficazes instrumentos contra a pobreza e a exclusão social, foram responsáveis pela visibilidade e reconhecimento alcançados pelo projeto. Além das fundamentais melhorias na qualidade de vida dos integrantes, o Flauta Mágica também é aplaudido pela excelência musical do grupo. As boas críticas nas apresentações realizadas em vários estados brasileiros trouxeram importantes conquistas, como a turnê internacional realizada em 2004. “Foram cinco concertos em cidades do sul da França. Na época só tínhamos a Orquestra de Flautas e eram ao todo 40 alunos”, lembra o maestro. Outro marco para o grupo foi o lançamento do primeiro CD em 2007, gravado ao vivo na sala Cecília Meireles, assim como os importantes prêmios conquistados pelo projeto, como o “Cultivando Vidas Desarmando Violências” da UNESCO (2001), “O Bom do Brasil” da Revista Ícaro (2003), “Prêmio Darcy Ribeiro de Educação” do Congresso Nacional (2005), “Prêmio Itaú Cultural” do Banco Itaú e da UNICEF (2007), e o “Certificado de Tecnologia Social” do Banco do Brasil (2009). 

O “Concerto Doze Anos de Magia” acontece nesta sexta-feira (04.06), às 20 horas, no Cine Teatro Cuiabá. Os ingressos já estão disponíveis na Bilheteria do Cine Teatro Cuiabá e podem ser adquiridos nesta terça e quarta-feira, das 14h às 18h, e na sexta-feira das 14h às 20h. Na quinta-feira, a bilheteria não funcionará em ocasião do feriado. O valor das entradas é de 20 (vinte) reais e 10 (dez) reais a meia entrada.

 O Projeto Flauta Mágica

O projeto, que reúne crianças, adolescente e jovens carentes do bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, nasceu em 1998, por iniciativa do Maestro Gilberto Mendes em uma escola da rede municipal de ensino. O gosto pela flauta e pela música erudita foi despertado rapidamente e em seis meses de aulas teóricas e ensaios, o grupo de 40 flautas doces passou a fazer apresentações públicas e a denominar-se Orquestra de Flautas.

A relevância tomada pelo projeto também permitiu, em 2002, a criação do Instituto Cultural Flauta Mágica com a proposta de resgatar a auto-estima através de uma educação musical consistente como forma de contrapor-se à exclusão social. O contato com obras do universo da música erudita, segundo o maestro Gilberto Mendes, auxilia a formar uma cultura geral nas crianças e também uma maior preocupação com o desempenho escolar. "No projeto todos têm acesso a aulas de canto coral e balé, conteúdos da história da arte e cultura, educação ambiental, higiene pessoal, noções de cidadania e civismo. Isso contribui para a formação e lapidação da consciência crítica do grupo", afirma o maestro.

Como resultados, comprovados por meio de depoimentos de pais, familiares, professores e da comunidade em geral, os participantes do projeto têm somado melhorias na qualidade de vida, diminuição da agressividade, melhor rendimento nas disciplinas curriculares, maior senso de responsabilidade, visão mais ampla do meio de vivência, consciência crítica e cidadã. Segundo maestro Gilberto, foram os magníficos concertos e apresentações informais da Orquestra de Flautas que proporcionaram ao longo do tempo a implantação de novas modalidades de artes no projeto, como o canto coral, no ano de 2005 e o balé mais recentemente. Em 2009, o maestro Gilberto Mendes lançou o livro ‘A magia da arte transformando vidas’, um relato das experiências, ações e metodologia do Flauta Mágica.

Em março deste ano, com o apoio do Criança Esperança, o Instituto Flauta Mágica está inserindo instrumentos sinfônicos no projeto. As aulas já começaram há dois meses com os instrumentos de corda. “Nós adquirimos doze violinos, duas violas, dois violoncelo e um contra baixo acústico. Na próxima semana, chega a primeira parte dos instrumentos de sopro, são duas flautas transversais, dois trompetes, duas clarinetas, duas trompas, um trombone e um sax tenor”, finaliza o maestro.

 Serviço:

Espetáculo: “Concerto Doze Anos de Magia”
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Dia: 04 de junho, sexta-feira, às 20h.
Ingressos: 20 (vinte) reais inteiro e 10 (dez) reais meio.
Horário de funcionamento da bilheteria: terça e quarta-feira, das 14h às 18h, e na sexta-feira das 14h às 20h.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114