Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quinta, 20 de junho de 2019, 21h59

Dom Gallagher: responder de forma humana e cristã à crise migratória


“A família de Nazaré no exílio, Jesus, Maria e José emigrando para o Egito são o modelo, o exemplo e o sustento de todos os emigrantes e peregrinos de todas as idades e de todos os países, de todos os refugiados de qualquer condição que, oprimidos pela perseguição ou por necessidade, são forçados a abandonar sua pátria e viajar para uma terra estrangeira”.

Dom Paul Richard Gallagher, secretário vaticano das Relações com os Estados / Foto: Vatican Media.  

Com esta citação que Pio XII confiou ao documento Exsul Familia promulgado em 1952, citado várias vezes pelo Papa Francisco, foi aberto na manhã desta quarta-feira, 19, na Sala Marconi, na sede da Rádio Vaticano, o encontro sobre o tema: “Migrantes e Refugiados. Contribuições e desafios para o presente”, organizado pela Embaixada da Argentina junto à Santa Sé (Presidência de turno do MERCOSUL).

A Igreja que em seu DNA, em sua história, tem o gene da proximidade, da solidariedade, do cuidado de cada pessoa em fuga, aspira colaborar com a comunidade internacional para promover e adotar medidas eficazes a curto, médio e longo prazo, de proteção da dignidade, dos direitos e das liberdades de todos os sujeitos da mobilidade humana, afirma o secretário para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, Dom Paul Richard Gallagher, ao pronunciar-se no encontro:

Dom Gallagher ? Acredito que a mensagem da Santa Sé neste momento é que reconhecemos que não é fácil para os países administrar a situação migratória e que juntos devemos enfrentar uma realidade difícil; uma realidade que não desaparece em uma noite, mas, à crise imposta por esse fenômeno, como disse o Papa, nós devemos responder de uma forma humana, de uma maneira cristã e devemos procurar fazer o bem às pessoas e não fazer mal.

Vatican News ? Como a Santa Sé está colaborando com outros Estados na questão dos migrantes?

Dom Gallagher ? Participamos das instâncias e encontros internacionais; procuramos contribuir para a formação desses Pactos Globais, e depois animamos e instamos as organizações católicas em todo o mundo para acolhê-las. Depois, obviamente, temos esta Seção do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral que trata, em particular, do fenômeno da migração e dos refugiados, que o próprio Santo Padre quis conduzir.

Vatican News ? O senhor mencionou os quatro verbos do Papa Francisco: acolher, promover, proteger e integrar. E, no entanto, não raro se continua a responder com a política do muro, precisamente na Europa, nascida como Casa dos Povos…

Dom Gallagher ? Sim, é verdade, mas procuramos continuar a falar com nossos amigos em toda a Europa, encorajando – como disse – respostas que possam levar a soluções práticas, que respeitem a soberania dos países, mas que porém tenham em mente que o a realidade é aquela que é, os números são o que são e devemos enfrentá-la e devemos ajudar. É óbvio que os conflitos no mundo, as dificuldades para o meio ambiente, a pobreza extrema, são elementos que não mudam de um dia para outro. Por esta razão, devemos continuar, provavelmente por muitos anos, a agir em solidariedade com um amor fraterno para com estas pessoas.

Vatican News ? Antes o senhor falava de políticas a curto, médio e longo prazo, para enfrentar o fenômeno da migração: em relação às de longo prazo, há esperança de que elas sejam realizadas? Ou seja, há alguma esperança de tornar concreto o direito prioritário das pessoas viverem em segurança e paz em seus próprios países?

Dom Gallagher ? Sim, certamente. Fui núncio apostólico e colaborador de nunciaturas por vários anos, em diversos países da América Central e da África, e tenho um conhecimento local; vejo que este é um aspecto que ainda não está certo. Devemos fazer mais. Porém, de uma forma positiva, não somente olhando para a escuridão, a crise, mas também para as oportunidades, porque como foi dito também por nós, aqui na Europa temos os nossos problemas: temos o problema demográfico; temos necessidade de mão de obra também para nossas indústrias … Por isso é necessário ter uma abordagem equilibrada, mas também procurar nos humanizar. De fato, se alguém trata mal as outras pessoas, quem sai diminuído somos nós mesmos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114