Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Segunda, 20 de setembro de 2010, 10h50
Arte Moderna

Setembro Freire 2010 anuncia novo tempo


Tal qual a Semana de Arte Moderna ocorrida em São Paulo em 1922 que agitou e mudou a forma de pensar em arte naquela capital, assim pretende ser o Circuito Cultural Setembro Freire 2010. A partir de 20 de setembro algo novo estará emoldurando a agitação de carros, sol e pessoas passando pelo centro da Capital com arte jorrando pelas janelas do Palácio da Instrução adentrando ao clima da praça em frente.

Para quem não sabe, o poeta homenageado, Benedito Sant’Ana da Silva Freire é um dos filhos mais ilustres de Mato Grosso e o evento servirá para ser, mais do que um agitador cultural, um projeto pedagógico para instigar a criatividade de alunos do ensino médio proporcionando o reencontro dos conhecimentos literários comuns com o movimento do intensivismo/concretismo/poema processo, criado por Freire e conterrâneos, mas que acabou resvalando para o sudeste, onde fez mais sucesso e, equivocadamente, a história conta que lá surgiu.

Para tanto trabalho tem que haver muito tempo para explanar tudo o que foi produzido e que não é tão conhecido pelas novas gerações. Sendo assim, serão 41 dias de evento. O Circuito vai até 30 de outubro. Esta é a segunda edição do Circuito. O primeiro ocorreu em 2008 para homenagear este que, além de poeta também foi jornalista cultural e advogado.

Quem for ao evento pode se preparar para ver algo bem diferente do que está acostumado. Isso porque os convidados não vão apenas ver, mas também serem sensibilizados em todos os sentidos pelos mais diversos trabalhos artísticos. Por isso quem for ao CSF não deve esperar nada além do inusitado. A filha de Freire e coordenadora do projeto, Larissa Silva Freire Spinelli, juntamente com a produtora Keiko Okamura e o curador cultural, Luiz Marchetti têm trabalhado nesse sentido a fim de demonstrar a essência do trabalho do poeta com a reinterpretação de 13 poemas de Freire na visão de artistas regionais de várias áreas.

O local do evento, o Pavilhão das Artes do Palácio da Instrução, vai, segundo Marchetti, literalmente, derramar arte pelas janelas, escadas, paredes e movimento no chão em sua abertura. O curador explica que estão previstas interações por todos os lados para que os convidados sejam envolvidos pela atmosfera freireana que não era adepto do comum e saía dos padrões.

A produtora do Circuito SF, Keiko Okamura, explica que a ideia é lembrar Silva Freire reiventando sua obra. Daí a pluralidade de participantes, inclusive de crianças com necessidades especiais apresentando Freire em forma de dança. Portanto, a sociedade não perde por esperar essa ligação do passado-presente-futuro desta forma de criar que salta aos olhos e toca os sentidos, processo tão decantado por um dos mais nobres filhos desta terra mato-grossense: Silva Freire e que vale a pena ser novamente reconhecido e “posto em prática” pelas novas gerações.

Serviço

O que: Circuito Cultural Setembro Freire 2010

Quando: 20 de setembro, 19h, a 30 de outubro

Onde: Pavilhão das Artes no segundo andar do Palácio da Instrução - Centro

Quanto: Gratuito




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114