Cuiabá | MT 16/04/2024
Variedades
Terça, 05 de outubro de 2010, 10h44
Cultura Negra

Nova Mutum recebe o projeto Harakati Zumbi e promove oficinas de dança e penteados


Uma grande vitrine das manifestações artísticas e culturais afro brasileira está acontecendo em Nova Mutum através do Projeto “Harakati Zumbi”, integrando o Intervenções Urbanas no Mato, evento que pretende promover a Cultura Negra em Mato Grosso. Nos dias 8 e 9 de outubro, a partir das 14h, o município receberá as oficinas de Dança Afro, Tranças e penteados Afro, ministradas pelos membros da Cia Ayolwa de Cuiabá. A Cia existe há mais de dez anos e realiza trabalhos voltados á divulgação da Cultura negra.

A oficina de Tranças e penteados afros levará ao público em geral, a oportunidade de conhecer e vivenciar um pouco mais da estética negra, experimentando diferentes tipos de penteados característicos da cultura afro-descendente. Muito além de ressaltar a beleza e a estética, a oficina propõe a observação sobre as expressões da própria cultura e da identidade negra. A oficina acontece na Casa da Cultura e é aberta para todo o público com participação gratuita. Já a oficina de Capoeira acontecerá no Cine Teatro do município. Para as duas oficinas as vagas são limitadas. É aconselhável que os participantes levem roupas leves para as atividades.

Uma iniciativa inédita no Município, o Projeto “Harakati Zumbi”, vem proporcionando aos participantes um ambiente de debates, conscientização e troca de experiências. Acontecerão ainda em Nova Mutum, Oficinas de Percussão e Oficina de dança de rua (14/10), Oficinas de Documentário (15/10), Oficinas de Contação de historia (11/11), Batizado de Capoeira (13/11), e Oficina de elaboração de projetos,Oficinas do Instituto Mandala,Oficina de Dança de Rua e Mostra Cultural no dia 14 de novembro.

O Projeto é uma realização do Departamento de cultura de Nova Mutum, Instituto Mandala, Coletivo Maloca, Cia Ayolwa, Grupo Aruandê Capoeira e Terra do Sol empreendimentos com o apoio da Secretária do Estado de Cultura através do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, através do Projeto Intervenções Urbanas no Mato, que visitará ainda os municípios de Cáceres, Poconé, Sapezal, Rondonópolis e Cuiabá. O Intervenções Urbanas no Mato é componente do MT Negro, a agenda única da Secretaria de Estado de Cultura em alusão a Consciência Negra.

Serviço:
Oficina de Penteadao e Trança Afro (Nova Mutum)
local: Casa da Cultura
Horario: 14h
Público-alvo: aberto

Danças Afro (Nova Mutum)
Local: Cine teatro Ipê Roxo
Horario: 14h
público-alvo: aberto

As inscrições estão sendo feitas no Departamento de Cultura, localizada no prédio da prefeitura.
Informações: 65-9978-3211/ 65-3025-3115




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114