Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quarta, 06 de outubro de 2010, 10h56
Lançamento de livro

Retratos do Brasil Profundo


Com lançamento em 19 de outubro, pela Editora Olhares, o livro de José Caldas, fotógrafo com 20 anos de carreira, traz em imagens a identidade múltipla dos brasileiros que vivem no interior do país e sua relação com os seus ambientes, mostrando suas marcas e silhuetas únicas. Um convite para um olhar humano e inclusivo sobre os muitos interiores do Brasil.

José Caldas reúne em um livro fotográfico sua experiência de anos viajando pelos remotos confins do Brasil: são mais de 80 retratos que valorizam a riqueza cultural e as expressões fora dos centros urbanos. Com as lentes apontadas para o homem do interior, a obra de Caldas busca mostrar como a vida pacata e muitas vezes difícil do sujeito do campo se expressa também de formas diversas e preserva sua dignidade.

Além da força estética das imagens presentes no livro, o projeto valoriza as comunidades do interior e sugere uma reflexão inclusiva sobre a população brasileira para quem vive no perímetro urbano.

"São pessoas menos relacionadas com o que move todo mundo hoje – que e é a vida social globalizada –, gente mais ligada à essência, às atividades tradicionais dali, à simplicidade da vida. É o que, depois de toda essa complexidade, estamos buscando: a vida simples, fugindo dos excessos. Na rede, você pode morrer sufocado. Tanta coisa que você pode fazer e, ao mesmo tempo, pode acabar enrolando o pescoço", nos conta José Caldas

"A alma do sergipano-carioca José Caldas desde cedo escolheu a fotografia para viver. Dela e com ela. Esse seu encanto pelo mundo das imagens fixas e silenciosas mora nas estradas de um Brasil menos visível, distante das grandes cidades. Um exercício constante de busca das suas origens para contar uma história de muitos capítulos sobre o homem e a paisagem", comenta Rogério Reis, amigo e fotógrafo, responsável pelo prefácio do livro Retratos do Brasil Profundo (Veja abaixo prefácio completo de Rogério Reis).

A cada fotografia descobre-se um personagem legitimamente brasileiro e seu estilo tradicional de vida, reforçando a proposta de fugir dos clichês regionais e da pasteurização das identidades interioranas.

Com um histórico de crescimento industrial e populacional altíssimo em pouco mais de 100 anos, o Brasil apresenta uma formação cultural caracterizada, dentre outras coisas, por uma forte influência da mídia e das dominâncias políticas, contribuindo para a construção de um imaginário coletivo urbano e pela percepção de regiões do distante interior como espaços desatualizados. Consciente desse contexto, o livro sugere novas interpretações sobre esse “atraso”, podendo ser nada mais que formas de preservar vidas tradicionais e que não têm acesso à renovação contínua de referências culturais e de consumo experimentada nas cidades grandes.

As lentes de José Caldas e seus retratos instigantes convidam, olho no olho, a um baile de diversidade, expondo a miscigenação, a desigualdade, a beleza incomum e a variedade de influências culturais. Enfim, revela um país de enorme riqueza imaterial e heterogêneo: um Brasil de muitos brasis.

O livro Retratos do Brasil Profundo conta com o patrocínio do Banco Daycoval, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Sobre José Caldas
Premiado fotógrafo sergipano especializado em paisagens, hábitos e no povo do interior do Brasil, José Caldas (1964) tem livros publicados com ensaios sobre o Rio São Francisco, Mata Atlântica, Serra da Canastra, Serra dos Órgãos, Serra do Cipó, Serra da Mantiqueira e Ilha do Bananal. Seu feito mais recente foi a exposição Brasil e a Transformação da Paisagem (www.brasiletransformacaodapaisagem.com.br), um trabalho autoral com 53 imagens exposto na Caixa Cultural em SP e visitado por mais de mil pessoas.

Em seu novo projeto Retratos do Brasil Profundo, Caldas reúne imagens dos 20 anos de viagens pelo Brasil, contando de forma única a história de muitas personagens do interior do Brasil. A publicação traz ainda uma entrevista exclusiva em que o autor revela sua curiosa trajetória profissional e seu processo criativo em cada projeto. O livro conta com prefácio do fotógrafo Rogério Reis.

Prefácio do livro por Rogério Reis*:

O VIAJANTE

A alma do sergipano-carioca José Caldas desde cedo escolheu a fotografia para viver. Dela e com ela. Esse seu encanto pelo mundo das imagens fixas e silenciosas mora nas estradas de um Brasil menos visível, distante das grandes cidades. Um exercício constante de busca das suas origens para contar uma história de muitos capítulos sobre o homem e a paisagem.

Com vinte anos de itinerância visual por esse Brasil continental, José se autodefine como documentarista geográfico. Ao contrário da tendência contemporânea da imagem-espetáculo, construída e simulada, neste livro José aprimora o seu visor de cronista maduro e nos oferece um diálogo espontâneo com as culturas por onde passa e com as quais convive. Seus retratos surgem da convivência e da relação com seus pares a cada parada, resultado da troca afetiva entre o cidadão que fotografa e o cidadão que não fotografa – simples assim. Outra marca importante deste livro é o resgate da própria memória: seguindo a tradição dos grandes fotógrafos de viagem, José fotografou sem sair do lugar. Revisitou o seu acervo e nos apresenta, aqui, essa nova narrativa humana.

Rogério Reis
*Ícone do fotojornalismo brasileiro, Rogério Reis vive no Rio de Janeiro e é sócio da agência Tyba.

Sobre a Editora Olhares
Com a proposta de desenvolver livro de interesse cultural e corporativo com ênfase para projetos que combinam conteúdo relevante com forte apelo gráfico, a Editora Olhares trabalha com uma preocupação central: transformar informações pesquisadas com rigor em narrativas agradáveis e dinâmicas, sempre em busca de formas originais de contar a história e olhar o mundo, primando por cada detalhe que vá ao encontro desses princípios e enriqueça a obra.

A Olhares conta com uma equipe multidisciplinar de colaboradores, que além de editores, historiadores, escritores, designers e revisores, envolve profissionais de saber específico, de acordo com o projeto em questão. Para conhecer outros lançamentos e títulos da editora, acesse www.editoraolhares.com.br.

Lançamento Retratos da Brasil Profundo
Data: 19 de outubro (terça-feira)
Horário: a partir das 19h
Local: Livraria Folha Seca – Rio de Janeiro
Endereço: Rua do Ouvidor, 37 – Centro – RJ
Autor: José Caldas
Nº de páginas: 140
Preço sugerido: R$ 58,00
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114