Cuiabá | MT 16/04/2024
Variedades
Quinta, 04 de novembro de 2010, 19h25
Dia da Consciência Negra

Nova Mutum sedia I Fórum municipal de Cultura


Nova Mutum sedia seu primeiro Fórum Municipal de Cultura nos dias 5 e 6 de novembro, dando ênfase as ações desenvolvidas pelo Projeto Harakati Zumbi, organizado em comemoração ao Dia da Consciência Negra no município. O Fórum tratará de pautas relacionadas à cultura afro-brasileira especialmente ao que diz respeito aos desafios da Lei nº 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo especial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática histórica e cultural afro-brasileira.

As atividades têm início nesta sexta-feira (8), às 8h, na Acenm/CDL, com a palestra “História e Cultura Africana”, ministrada por Geraldo Kaunda. O objetivo da Palestra é atingir o maior número de estudantes no município, suscitando um amplo debate sobre o tema.

No período noturno, as 19h, acontece a abertura do fórum de Cultura, no Centro de Convivência Parque das Águas, com as palestras “História e Cultura Africana e suas influências no Brasil”, ministrado por Geraldo Kaunda e “Identidades africanas no Mato Grosso Escravista”, com a historiadora Maria Amélia Alves Crivelente.

Durante toda a programação acontecerão atividades artístico-culturais, com a participação dos alunos da Escola de Artes, intervenções artísticas e espetáculo de dança com a Cia Ayolwa de Cuiabá.

No sábado, a programação prossegue a partir das 8h, na Acenm/CDL, com a palestra “África e cultura no Brasil: Os desafios da Lei 10.639” ministrada pela historiadora Maria Amélia Alves. Em seguida grupos de trabalhos se reúnem, a partir das 9h30, para discussão dos temas abordados durante o evento

A expectativa, de acordo com a coordenadora do departamento de Cultura de Nova Mutum, Cléria Paula Franco, é de que mais de 300 pessoas participem das atividades. O projeto Harakati Zumbi é uma realização do Departamento de Cultura de Nova Mutum e tem o apoio do Movimento Intervenções Urbanas do Mato, ação integrante do MT Negro, agenda única da Secretaria de Estado de Cultura em alusão ao dia da Consciência Negra. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114