Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Sexta, 05 de novembro de 2010, 17h55

Cozinha italiana encerra o ano de eventos gastronômicos da Plaenge


Entre os principais patrimônios que caracterizam a Itália, além de suas belezas paisagísticas e de sua arte, está a gastronomia. A cozinha italiana é, talvez, uma das mais ricas do mundo e possui alguns dos pratos mais apreciados em todo o mundo. Foi nesse clima de Itália que a Plaenge encerrou na noite de 03 de novembro o calendário de eventos gastronômicos, com a quarta e última edição do “Novos Chefs”.

Na Noite Italiana, de entrada foi ensinada a salada de rúcula, parmesão e pêra. Uma salada simples, mas saborosa cujo detalhe fica no molho vinagrete. Não aquele que estamos acostumados a comer em churrasco, mas o vinagrete italiano, com sal, vinagre balsâmico e azeite extra virgem. Como pratos principais foram apresentados o espaguete à moda de treviso e rondelli de ricota, nozes e uvas passas com molho bechamel.

Como sobremesa foi ensinado um doce tradicional da região italiana do Piemonte, a pannacotta, que é elaborada a partir de creme de leite, açúcar e gelatina. Para encremendar, foi servido com molho de manga, limão e manjericão fresco.

A culinária italiana tem várias aspectos específicas e conhecidas mundialmente. No entanto, dentro da própria Itália, essa arte não só é regional, como também sazonal. As regiões têm características próprias que as diferenciam umas das outras, seja nos ingredientes, receitas ou até modos de preparo. Por isso o chef e professor Julio Cezar Silva Ribeiro “brincou” com os pratos da noite, ao inverter ingredientes entre as receitas. “Tantas são as opções de ingredientes e sabores que eu escolho o que me agrada naquele momento. Por exemplo, eu usei o radicchio roxo que seria usado no espaguete para a salada, por causa da cor, em uma brincadeira com as cores da Itália”, conta.

A série de encontros promovida pela Plaenge teve como maestros os formandos do curso de Tecnologia em Gastronomia da UNIC, com o apoio da sommelier Kézia Giugni e do professor Julio Cezar. Ao final, os dois foram homenageados ao receberem um presente da Plaenge, devido o trabalho e sucesso do evento.

Os acadêmicos também aprovaram as noites, apesar do desafio de sair do aconchego de cozinhar em um local familiar para lidar com mais pessoas e imprevistos. As alunas Ana Paula Carvalho e Suely Oliveira viram no evento uma experiência positiva e que pretendem levar para o futuro negócio que irão abrir depois de formadas. “É um aprendizado cozinhar em um evento desses. Imprevistos acontecem e aprendemos com eles. Com certeza levaremos o conhecimento que adquirimos ao nosso negócio de personal chef”, comentou Suely.

A aposentada Maíza Oliveira elogiou a Plaenge pela realização dos encontros e por incentivarem os novos talentos gastronômicos de Cuiabá. Ela também já espera pela agenda de eventos do próximo ano. “Foi um evento simples, mas aconchegante. Muito bom para quem gosta de gastronomia e vinho. E se tiver no próximo ano com certeza participarei”, relatou.

Durante todas as quatro edições do “Novos Chefs” os convidados fizeram doações de fraldas que serão entregues a AACC-MT.

Eventos

A Plaenge Empreendimentos investiu neste ano em um calendário de eventos gastronômicos para seus clientes e parceiros. Seguindo uma tendência de seus apartamentos, em que a área gourmet é uma das favoritas, foram realizados programas para crianças, como o Gourmet Kids, e para os adultos como os: Fish Gourmet, Tempero Gourmet e Novos Chefs. Chefs de restaurantes conhecidos da cidade, como Mahalo, Dom Agostinho, Due Ladroni e Japô Temaki’n Roll tiveram a oportunidade de mostrar o que Cuiabá tem para oferecer nessa área. Assim como os formandos do curso de Tecnologia em Gastronomia da UNIC, puderam demonstrar que uma nova geração de chefs está sendo preparada. No ano que vem a Plaenge já promete surpreender com um calendário com mais eventos voltados a clientes e parceiros.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114