Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Domingo, 14 de novembro de 2010, 06h30

IESC realiza II Jornada Interdisciplinar Serra Acima em Chapada dos Guimarães


A II Jornada Interdisciplinar Serra Acima, que acontece em Chapada dos Guimarães nos dias 19 e 20 de novembro terá apresentação de teses de mestrado e doutorado por seus próprios pesquisadores, nas áreas de História, Geografia, Cultura Regional, Literatura e Ambiente, sobretudo como apoio ao cumprimento das novas Leis de Ensino, como a Lei “José Gomes”, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da Arte e da Cultura Regionais, a Lei 10639/2003, sobre a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro Brasileira e Indígena” e o Estatuto da Igualdade Racial. O evento é organizada pelo Instituto de Estudos Sócio-Culturais (IESC), em parceria com a prefeitura de Chapada dos Guimarães, secretaria municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, secretaria municipal de Educação de Chapada, secretaria de Estado de Cultura e secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso.

 

A apresentação das teses tem como intuito o melhor acesso a esses novos conhecimentos, a sua popularização. A proposta do encontro é a socialização de trabalhos acadêmicos no âmbito de Mestrado e Doutorado (em pesquisa ou já concluídos) como um contributo à formação e à atualização e troca de experiências e conhecimento nas áreas propostas.

Os dois dias de Jornada contarão com oficinas, seminários, com a palestra do professor angolano Francisco Sandro Vieira, sobre História e Cultura Africana; com a Exposição ”Uma Terra sem Gente para Gente sem Terra”, sobre a Palestina (do designer Nuno Coelho, docente na Universidade de Coimbra, Portugal), com a palestra do deputado federal de Tocantins, Eduardo Gomes, autor da Lei “José Gomes Sobrinho” sobre o ensino da arte e cultura regional no Ensino Fundamental; e uma Feira Literária num cenário significativo: a Escola Estadual Profª Ana Tereza Albernaz, em Chapada dos Guimarães.

 

Devido à grande afluência de participantes na I Jornada Interdisciplinar de Serra Acima, desta vez as vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas apenas através de email, com o formulário aqui disponível, ou no Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Cuiabá (com número de fichas impressas também limitado) até a data limite prolongada para 15 de novembro de 2010, ou até a finalização das vagas por oficinas.

 

A Jornada compõe a programação cultural “Mato Grosso Negro” da Secretaria Estadual de Cultura de Mato Grosso.

 

Programação:

Sexta-feira – 19 de Novembro

 

7h30 – Credenciamento e Primeira Lista de Presença com Café da Manhã.
 
8h30 - Abertura com deputado federal do Tocantins Eduardo Gomes, autor da Lei 12.287, de 13/07/2010, sobre o ensino da Arte e Cultura Regionais nas escolas: Lei “José Gomes Sobrinho”. Poeta, músico e escritor de Garanhuns. Radicado no Tocantins onde trabalhava pelo respeito e reconhecimento da cultura local.
Recepção: prefeito Municipal Flávio Daltro.
 
09h00 – Apresentações:
» Coral Infantil da Escola Estadual Ana Teresa Albernaz.
» Dança do Chorado – Grupo infantil da Escola Municipal Thermozina de Siqueira
» Rasqueado infantil da Escola Municipal Monteiro Lobato
 
12h00 – Almoço
14h00 – Início das Oficinas da tarde.
 
18h00 – Bate-papo e noite de autógrafos com o designer Nuno Coelho, autor da exposição interativa e do livro “Uma terra sem gente para gente sem terra”, sobre a Palestina. Apresentadora: Moara Crivelente, cientista política – Universidade de Coimbra.
 
20h00 - Apresentação Cultural do grupo Patucha de Siriri, da Escola Estadual Ana Tereza Albernaz, na Praça Central, em frente a Igreja Matriz de Santana.

 

Sábado, 20 de Novembro

 

8h00 – Início das atividades:
Participação na Exposição “Uma terra sem gente para gente sem terra”, de Nuno Coelho, que guiará.
Participação na Feira do Livro
Participação na Feira de Artesãos
 
12h00 – Almoço
13h30 – Início das Oficinas da tarde.
 
19h00 – Encerramento: secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, Oscemário Daltro.
 
Durante toda a programação ocorrerá:

Feira do Livro nas dependências da Escola
Exposição Interativa: “Uma Terra sem gente para uma Gente sem Terra”
Abordagem: Entender a realidade atual da Palestina e do povo palestino com a participação dos presentes que, de forma artística e didática, aprendem e apreendem um pouco da história e da geopolítica local » Autores: Nuno Coelho e Adam Kershaw.
Com a presença de Nuno Coelho - docente nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Design e Multimídia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal.

Para mais informações e inscrição:

Instituto de Estudos Sócio-Culturais (IESC):
(65) 3642-3616 / 9914-9409 / 8142-7652

 

Cefapro Cuiabá:
(65) 3637-3940 – (65) 3637-1037 – (65) 8125-4493

 

Escola Ana Tereza: (65) 3301-1725
E-mail: jornadaserraacima@gmail.com



Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114