Cuiabá | MT 23/04/2024
Variedades
Terça, 16 de novembro de 2010, 10h55
Agenda

Programação ampla marcará o Dia da Consciência Negra em Cuiabá


Dando continuidade ao MT Negro, agenda única da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em homenagem ao Dia da Consciência Negra, no dia 21 de novembro o soar do sino da Igreja de São Benedito, já no pôr do sol, representará a percussão vinda das mãos dos escravos negros que construíram a igreja; e as escadarias serão tomadas por pessoas de várias partes do Estado. É o Terceiro Ritmo dos Tambores que promoverá o grande encontro das culturas populares de Mato Grosso. O espetáculo produzido pelo Instituto Mandala este ano conta com a participação de grupos de percussão que surgiram a partir das oficinas realizadas pelo próprio instituto e terá o tema: “Quilombos Contemporâneos de Mato Grosso”. Participam ainda o grupo de Dança Gravidade Zero, M.U.V. Cia de Dança, Vera Capilé, os vira latas, Breno 16, D.J. Spinha e o Rapper Gocu de Nova Mutum.

Logo após a apresentação do espetáculo, subirá aos palcos o Bloco de Carnaval Eletrossamba de Cuiabá, Passos Miudinhos de Várzea Grande, os vira latas, o Batuque Nauá que todos anos se apresenta no Ritmo dos Tambores ao lado do Mandala. Este ano o evento começa com uma missa às 19 horas em seguida acontece o espetáculo e as participações especiais. O Largo da igreja São Benedito será palco de uma grande celebração ao Dia da Consciência Negra reunindo grupos de municípios vizinhos com os mais variados expoentes da cultura popular mato-grossense. Será também a data de estreia do grupo de Percussão Mandala, que reúne a equipe de produção do Mandala no palco. O grupo é composto por Anselmo Parabá, Elaine Santos, Mayk, Umberto, Thaisa Soares, Emyli, Marcelo Ataide, Shimba e Roberto Viana.

Quilombos Contemporâneos

O tema Quilombos Contemporâneos reflete a realidade do Estado e do País, na concepção dos membros do Mandala. Os antigos Quilombos, locais de refugio dos escravos, hoje se atualizaram e ganharam novas versões, estando espalhados pelas periferias de todo Brasil. Em Mato Grosso não é diferente: encontram-se em áreas Rurais e Urbanas. Com o avanço da tecnologia, o crescimento desordenado da população e das cidades, vários novos Quilombos surgiram, englobando agora negros, brancos pobres, asiáticos, todos filhos de muitas periferias que integram uma nova geração de “Quilombos Contemporâneos”. São nesses espaços que o Instituto Mandala trabalha. Os “Quilombos Contemporâneos de Mato Grosso”, caracterizados pelas varias periferias espalhadas por nossos municípios, se abrem para discussões como implantação da Lei 11.645, que obriga as escolas a implantarem o ensino da história e cultura negra e indígena. Esse debate acontece por meio de uma ação transversal que se utiliza de cultura como ferramenta de sociabilização da historia da África, por meio da “Música”, que nasceu junto com nossa civilização no seio da Mãe Africa.

Quando realizado pela primeira vez em 2008 o evento reuniu cerca de 60 alunos das oficinas permanentes do Mandala, e vários grupos convidados. Em 2009 recebeu vários convidados proporcionando o intercâmbio de alunos e artistas do mercado cultural; para 2010 reunirá 360 alunos percussionistas, artistas e grupos para um espetáculo com apresentação única que, com certeza, será a preparação para o que se pretende realizar em 2011. O trabalho de formação é uma iniciativa do Anselmo Parabá e Elaine Santos com apoio dos músicos Katiucia Ribeiro e Danilo Bareiro; Já o Instituto conta ainda com José Paulo Traven, diretor-presidente, Umberto Lima, coordenador pedagógico; na equipe de produção Roberto Viana, Nylza Batata e Mayk, video maker responsável por todo registro das Intervenções Urbanas do Mato que resultará no documentário que reunirá imagens desde a fundação até as ações atuais do Mandala. O vídeo será lançado no dia 13 de maio de 2011. O Ritmo de Tambores faz parte do Intervenções Urbanas do Mato, realizado pelos Institutos Mandala e Maloca.

Tecnologia Social pela Rede Nacional de Tecnologia Social

Em 2010 o Instituto Mandala inovou em sua proposta e ganhou destaque nacional. No mês de julho foi reconhecido pelas ações realizadas por meio da Tecnologia Social, passando a integrar a 'Rede Nacional de Tecnologia Social'. A partir daí as ações do Instituto Mandala começaram a ser difundidas pelo Estado de Mato Grosso, atingindo além de Cuiabá, os municípios de Nossa Senhora do Livramento, Poconé – Comunidade Quilombola do Chumbo, Nova Mutum, Sapezal e Rondonópolis, e já se planeja para o próximo ano a integraçao de outras cidades na rede Mandala de Tecnologia Social.

Programação:

Ritmo dos Tambores
Grupos de percussão resultado das oficinas do Mandala:
Grupo de Nova Mutum parceria com CAICA Marton Luca e Prefeitura Municipal
Grupo de Sapezal parceria com Banda Marcial e Prefeitura Municipal
Grupo do Quilombo do Chumbo parceria com a Comunidade Quilombola e SEBRAE
Grupo de Nossa Senhora do Livramento parceira com a Comunidade Terapêutica Vida Serena
Grupo de Rondonópolis parceria com o Ponto de Cultura Harmonia e Evolução KOBRA e prefeitura Municipal
Grupo Mandala Mão Amiga parceria com Instituto Mão Amiga
Grupo Mandala
 
Participações Especiais:
Banda de Musica do CAICA
Maia – Percussionista
Verá Capilé
os vira latas
Batuque Nauá
Passos Miudinhos – Grupo de Siriri Infantil
Bloco de Carnaval Eletro Samba
MUV Cia de Dança
Gravidade Zero
DJ SPINHA e Breno D16
Gogu – Nova Mutum
B.Boy Guil
Grupo de Capoeira Aruandê de Nova Mutum e convidados
Danilo Bareiro
Toni Maia
Samuel Smith
Tom Dejavit
 
Apresentação:
Tonny Marcel

Realização:
Instituto Mandala
Coletivo Maloca
 
Apoio:
Secretaria de Estado de Cultura
Fundo Estadual de Fomento a Cultura
 
Parceiros:
Prefeitura Municipal de Nova Mutum
Prefeitura Municipal de Sapezal
Sebrae
Comunidade Quilombola do Chumbo – Poconé
Comunidade Terapêutica Vida Serena – AMPARU
Ponto de Cultura Harmonia e Evolução KOBRA – Roo
Paroquia Nossa Senhora do Rosário – São Benedito
Bloco de Carnaval Eletro Samba
Associação de Cultura Afro Ayolua



Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114